- Desenvolvimento de Software
O processo de transformação digital das empresas e – por consequência – a busca pela constante inovação para se manter relevante no mercado – é um tema cada vez mais discutido entre as organizações. Aqui no nosso blog, já falamos bastante sobre esse movimento estratégico e o que você pode fazer para começar a implantar tal mudança no seu negócio.
Anteriormente, por exemplo, comentamos sobre a importância da cultura ágil na alteração de mindset dos colaboradores. Quando uma organização tem como premissa a agilidade, é muito mais fácil trilhar um caminho que esteja de acordo com os novos tempos. Mas, depois que essa via começa a ser percorrida, qual é o próximo passo? Nesse momento, é importante avaliar como você pode aliar a tecnologia às necessidades do seu negócio.
É comum que clientes cheguem na SoftDesign com o mesmo problema: preciso de um software que resolva os meus processos internos, pode me ajudar? Em alguns casos, essa solução já existe e está pronta. Em outros é preciso avaliar uma solução única, um software customizado.
Com isso em mente, nossa ideia com este artigo é lhe ajudar a compreender qual é a diferença entre um software pronto e um software customizado. Dessa forma, você pode analisar qual a necessidade e melhor solução para o seu negócio.
Você já ouviu falar no termo software de prateleira? Essa definição é utilizada para se referir aos sistemas prontos, disponíveis para compra ou assinatura. Os mais comuns são os ERPs (Enterprise Resource Planning), utilizados para fazer a gestão de processos empresariais. Caso você necessite de algo que atenda diversos setores, ele pode ser a opção que você procura.
Por exemplo: se você tem uma loja de roupas e precisa de algo que faça o controle desde o recebimento dos pedidos feitos aos fornecedores, passando pela logística até a emissão de nota, um ERP pode ser uma alternativa. A principal vantagem é a possibilidade de contratação imediata dessa ferramenta que irá atender as necessidades básicas da organização.
A desvantagem desses sistemas está nas limitações que eles impõem. Por estar pronto para a venda, os ERPs são pensados para atender o maior número de empresas possível, não considerando a área ou mercado em que o negócio está inserido. Melhorias e ajustes também podem ser mais complexos, uma vez que a tecnologia pode estar defasada, ou o fornecedor precisa autorizar qualquer modificação.
Ou seja: o ERP oferta uma solução genérica que atende a uma necessidade comum à diversos usuários e, justamente por isso, dificilmente irá lhe atender completamente. Sendo assim, você terá de se ajustar a realidade do sistema e as suas particularidades, e não o contrário.
Já um software customizado é feito sob medida para cada cliente, sendo esse o seu grande diferencial. A organização que procura por esse tipo de solução poderá até investir um pouco mais – se comparado com uma solução pronta – mas o valor agregado será maior, visto que o produto atenderá todas as necessidades específicas do negócio.
Isso acontece porque a empresa que solicita um sistema participa de todo o processo de criação, desde a concepção, passando pelo desenvolvimento, até a entrega do software. Isso promove uma sinergia entre a área do negócio que será atendida e a solução que será criada. Dessa forma, é possível mapear e atender as suas peculiaridades com um software sob medida.
Tendo em vista todos os fatores que vimos anteriormente, fica mais fácil compreender o slogan da SoftDesign: Da Ideia ao Software. Em um primeiro momento, realizamos a Concepção de um novo produto ou serviço digital. É quando elaboramos o projeto do seu sistema, entendendo qual problema ele resolve, quem são seus usuários e como ele gera valor. Nessa fase, a tecnologia mais adequada para a sua necessidade também é definida.
Após essa etapa, avançamos para o Desenvolvimento Software. É importante ressaltar que o contato direto com o cliente permanece durante toda a execução do projeto. Ao conversar com o nosso Key Account Manager, Rubem Muller, ele comentou que algumas empresas o procuram por já ter uma solução em casa, mas que em algum momento parou de atender às necessidades da organização. Nesses casos, ele recomenda realizar a Concepção ou uma Consultoria em Arquitetura de Software, por exemplo. Dessa forma, conseguimos avaliar o seu negócio e sugerir melhorias, além de remover impedimentos relacionados à estabilidade, continuidade ou escalabilidade.
De maneira geral, o software customizado irá atender todas as necessidades do seu negócio. Já o sistema pronto irá lhe oferecer uma solução genérica para todas as áreas de forma imediata. Embora o investimento de um sistema sob medida possa ser um pouco maior, é possível perceber que a médio e longo prazo ele gera mais valor, podendo até poupar recursos da organização ao automatizar algum processo.
Se você quiser auxílio para pensar o seu negócio de forma estratégica, criando uma solução digital eficaz, conte conosco. Estamos à disposição para lhe auxiliar e que contribuir positivamente para os resultados do seu negócio.
Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.