PT | EN

Anexth + Web Summit: a busca por investidores

Por 28/09/2021 28/10/2024 6 minutos

Inserção no ecossistema global de startups e atração de investidores. Esses são os principais objetivos do Anexth na Web Summit 2021: maior conferência de tecnologia da Europa. A startup brasileira, recentemente selecionada pela equipe de negócios do evento internacional, irá expor o seu produto digital no pavilhão que abriga as Startups Alpha (empresas em fase de pré-investimento). A conferência desse ano retorna ao formato presencial e acontecerá em Lisboa, entre os dias 1 e 4 de novembro.

Ao longo dos quatro dias, estima-se que mais de três mil startups de todo o mundo disputem a atenção dos investidores presentes no centro de eventos Altice Arena. O objetivo é um só: capturar investimentos financeiros para escalar produtos e serviços digitais de última geração. Enquanto isso, no palco principal, líderes e pensadores mundiais reúnem-se para prever cenários e debater soluções disruptivas e inovadoras.

Do médico à farmácia

O Anexth é um aplicativo que facilita a vida do paciente, ao minimizar a necessidade de deslocamento físico por demandas de saúde. Desenvolvido em parceria com a SoftDesign, o produto oferece uma experiência de usabilidade totalmente digital, desde a consulta médica até a compra de medicamentos. Além disso, o usuário pode administrar os seus documentos de saúde recebidos no aplicativo, como prescrições, laudos de exames e atestados, bem como entrar em contato com médicos e farmacêuticos de maneira interativa, por meio de vídeo-atendimento.

Anexth

Fonte: https://www.anexth.com/

A jornada convencional do paciente consiste, muitas vezes, em uma peregrinação presencial entre clínicas médicas, laboratórios e farmácias. Ao utilizar o app Anexth, essa lógica de atendimento é completamente modificada. Para Marco Dias, CEO do Anexth, o propósito da plataforma é justamente ser uma ferramenta que facilita a vida do paciente. “Os produtos vinculados à área da saúde possuem muita regulação em qualquer lugar do mundo. O nosso aplicativo está adequado à legislação brasileira, por exemplo. Por isso, buscamos atrair na Web Summit empresas e investidores que queiram entrar no Brasil ou investidores brasileiros que estejam em busca desse tipo de tecnologia”.

Anexth + Web Summit

Com o objetivo de iniciar o processo de escalada do negócio, visto que o produto digital já está disponível, o Anexth irá embarcar rumo à Portugal com a missão de atrair a atenção dos investidores que irão cruzar os pavilhões da edição 2021 da Web Summit. “Esperamos que essa oportunidade de integrar o time de Startups Alpha possa abrir algumas portas para o Anexth. Eu participei em 2019 da última edição presencial dessa conferência e, na época, o nosso aplicativo estava no início do seu desenvolvimento”, ressalta Dias.

Segundo o CEO, quando descobriu que a edição desse ano retornaria ao formato presencial, não teve dúvidas: inscreveria o Anexth entre as startups participantes da conferência. O processo seletivo é constituído por três etapas: documental (inscrição e documentação do produto digital), entrevista inicial (informações sobre o aplicativo) e entrevista aprofundada (propósito, diferencial do produto, abrangência e nível de investimento que procura).

Após cumprir todas essas etapas, o time de startups do evento analisa os candidatos de acordo com os seguintes critérios:

  • Potencial de crescimento: quantos concorrentes estão trabalhando em produtos semelhantes, análise de crescimento do setor e estratégia de desenvolvimento (regional ou global);
  • Impacto: o quão relevante é o seu produto para os participantes da conferência;
  • Produto e equipe: em qual estágio de desenvolvimento o seu produto se encontra? Você tem um protótipo funcional? Quantos usuários utilizam o aplicativo? Quantos funcionários a sua empresa possui? Qual a sua experiência no setor;
  • Qualidade do pitch: as startups candidatas também são analisadas de acordo com o seu argumento de venda, ou seja, o pitch está pronto para ser apresentado aos participantes do evento?

Brasil + Portugal

O programa de Startups Alpha da Web Summit apresenta aos principais investidores, empresas e canais de comunicação do mundo, os produtos e serviços digitais que estão revolucionando os seus setores. Para Dias, ter sido selecionado entre tantos candidatos é uma grande satisfação. “Ter a oportunidade de expor o nosso produto na Web Summit está sendo uma experiência muito rica. Portugal tem um ecossistema de startups consolidado e estamos otimistas em encontrar investidores interessados no mercado brasileiro”.

Dias ressalta que esse é um ano atípico por conta da pandemia de Covid-19. Logo, não é possível prever como será o fluxo de pessoas na conferência. “Não sabemos ainda quantas empresas brasileiras irão expor os seus produtos, mas acredito que dentro desse cenário de MedTech & Pharma, sejam poucas. Estamos muito felizes e satisfeitos de fazer parte desse movimento. Participar de um evento dessa magnitude não é algo trivial, pois não se trata apenas de pagar uma taxa de inscrição, existe toda uma seleção criteriosa para definir as empresas participantes”, destaca.

Anexth + SoftDesign

No início de 2020, Marco Dias, procurou a SoftDesign com uma ideia de negócio em mente. Nesse momento, começava uma história de parceria entre as duas empresas. “Temos uma sinergia ótima entre Anexth e SoftDesign. As nossas trocas são muito produtivas e juntos construímos um produto digital robusto, consistente e interessante. Penso que levar o Anexth para a Web Summit será uma importante estratégia de divulgação no ecossistema tecnológico global”.

De acordo com Dias, o engajamento e o envolvimento do time de desenvolvimento, que reúne profissionais da Anexth e da SoftDesign, são únicos. “Interagimos com muita facilidade. É como se fossemos uma equipe só, visto que não existem diferenças nos papéis de fornecedor e cliente. Trabalhamos em prol do produto e isso me deixa muito tranquilo. Na Web Summit estaremos juntos, trocando experiências e absorvendo conhecimento num dos maiores eventos de tecnologia do mundo”, conclui.

Saiba mais sobre essa parceria no vídeo abaixo:

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Content Marketing Analyst na SoftDesign. Jornalista (UCPEL) com MBA em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (Universidade Nova de Lisboa). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Posts relacionados

16 de abril de 2024

Estratégia de produto: tendências, insights e desafios

    Negócios Digitais
Saber mais

19 de fevereiro de 2024

Empresas de tecnologia: o que são, principais serviços e quais são as maiores

    Negócios Digitais
Saber mais

16 de janeiro de 2024

Como criar produtos digitais e evitar falhas na estratégia

    Negócios Digitais
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?