PT | EN

Dicionário de Concepção de Produtos Digitais

Por 31/07/2018 21/12/2023 3 minutos

Você sabe o que significa Design Thinking, Personas, Jornada do Usuário, Protótipo e MVP? Abaixo nós esclarecemos esses termos relacionados a Concepção.

O processo de Concepção é utilizado para ampliar, amadurecer e estruturar a ideia de uma solução, tomando como ponto de partida o problema que o produto se propõe a solucionar, quem serão seus usuários e como ele irá gerar valor.

Para esclarecer alguns termos comuns a essa etapa, preparamos um breve glossário com o qual você pode sanar suas dúvidas iniciais!

Design Thinking

O Design Thinking é um método utilizado para exercitar a busca por soluções a partir da mentalidade de designer. A ideia é que equipes multidisciplinares apliquem diversas técnicas e modelos de pensamento (comumente praticados por designers) para resolver todo o tipo de problema, de forma colaborativa, inovadora e com foco nas pessoas que utilizarão o produto ou serviço. Uma das capacidades mais importantes nessa prática é a empatia – compreender o contexto do usuário e projetar-se no lugar dele, com o objetivo de desenvolver soluções que realmente facilitem o seu dia a dia.

Personas

Técnica frequentemente utilizada no Design Thinking, as personas são representações de um grande grupo de pessoas nas quais foi possível identificar, por meio de pesquisa de mercado e análise de dados, padrões físicos e comportamentais. Elas são essenciais para o processo de Concepção e Anteprojeto pois ajudam a traçar as jornadas de consumo e/ou navegação, a linguagem e os conteúdos em um produto ou serviço.

Jornada do Usuário

A jornada do usuário é a representação gráfica do relacionamento entre o usuário e a solução ao longo de todos os seus pontos de contato, desde a primeira associação até o pós-venda. A partir dela, é possível entender o que o provável cliente sente, pensa e faz em cada fase, contribuindo para a identificação de problemas e oportunidades de melhoria, tais como: a simplificação dessa jornada; e o consequente aumento da taxa de conversão. Assim como a compreensão das necessidades da Persona, o mapeamento de todas as jornadas de usuário possíveis é uma parte importante na construção de uma boa Experiência do Usuário (UX).

Protótipo

Desenhar um protótipo, em qualquer um de seus níveis de fidelidade, é uma das formas mais práticas de visualizar ou materializar uma ideia. Um protótipo de baixa fidelidade pode ser um desenho simples, feito à mão no papel, para explicar para alguém a sua ideia. Já um protótipo de alta fidelidade pode ser até mesmo navegável, e mostrar como será o sistema quando estiver funcionando. Essa técnica é muito importante para descomplicar o entendimento de funcionalidades específicas, e também para permitir testar as soluções o mais rápido possível.

MVP

O objetivo de um Mínimo Produto Viável (MVP) é testar as hipóteses fundamentais do negócio, levantadas principalmente nas sessões de Design Thinking. É a versão mais simples de uma solução a ser lançada, com a qual seja possível entregar algum valor aos usuários e que permita, principalmente, gerar algum aprendizado. O MVP é bastante conveniente para as startups, ou qualquer produto considerado inovador, pois ajuda os empreendedores a descobrirem novas possibilidades e a aprenderem da forma mais rápida e mais barata possível.

conceito-mvp

Gostou? Se você tiver outras dúvidas, entre em contato conosco!

 

Foto do autor

Karina Hartmann

Karina é especialista em Inovação e Produtos Digitais, dedicando-se à concepção de novos negócios e soluções tanto para startups quanto para grandes empresas. Na SoftDesign, atua ainda como Líder em Product Management. Com mais de 15 anos atuando na área de Tecnologia, já desempenhou papéis variados, incluindo gerência de projetos, análise de sistemas, programação Java e melhoria de processos. É Mestre em Administração pela UFRGS, onde estudou métodos de desenvolvimento de produtos digitais inovadores. É Bacharel em Matemática Aplicada e possui pós-graduação em Governança de TI e Digital Business. Além disso, detém certificações CSM, PMP e CFPS.

Posts relacionados

10 de julho de 2023

Como Criar um Negócio Digital de Sucesso 

    Concepção
Saber mais

2 de agosto de 2022

Problem-Solution Fit: o que é e como alcançar?

    Concepção
Saber mais

24 de fevereiro de 2022

Crie o Oceano Azul do seu Negócio Digital

    Concepção
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?