Com pesquisa, benchmarking e experimentos com protótipos, construímos novas jornadas do usuário para os objetivos específicos de cada canal digital. Com as definições de design e tecnologia já validadas em mãos, a Viação Ouro e Prata tem velocidade e segurança para investir em site, e-commerce e aplicativo que geram vendas e aumentam a fidelização.
A Viação Ouro e Prata é uma empresa com mais de 85 anos de história no transporte rodoviário de passageiros. Pioneira no seu segmento, já tem trabalhado com vendas online, por WhatsApp, totens de autoatendimento, site e aplicativo, entre outros canais.
A empresa percebeu nos últimos anos o crescimento de vendas online, além do surgimento de novos modelos de negócios digitais no seu mercado (como os marketplaces e apps de carona).
Com esses movimentos, criou o setor de Canais Digitais, para fomentar esses meios e ainda garantir que eles tragam uma experiência diferenciada para os clientes.
Esse setor tem entre os objetivos: aumentar a participação dos canais digitais nas vendas totais da Ouro e Prata; e ter uma melhor gestão do relacionamento com os clientes para aumentar a fidelização.
Assim, a Ouro e Prata procurou a SoftDesign procurou para:
Para colaborar com o crescimento das vendas em canais digitais e fidelização da base de clientes, a SoftDesign conduziu um projeto de Concepção para Transformação Digital.
Ao longo de três meses, realizamos pesquisas qualitativa e quantitativa, benchmarking, workshops, testes e experimentos, que deram subsídios para avaliar o mercado, entender o comportamento de aquisição de passagens dos usuários de transporte rodoviário e mapear a jornada de compra nos canais digitais da Viação Ouro e Prata.
Antes de partir para a criação de novas interfaces, buscamos com pesquisas responder às questões sensíveis para o projeto, entendendo o perfil do público e o mercado.
Assim, conseguimos criar todos os conceitos desejados pelo cliente, mantendo a essência e o diferencial da marca Ouro e Prata.
Foram realizados:
Todos esses dados deram subsídios para que a equipe da SoftDesign pudesse fazer as proposições de melhorias e otimizações, além de construir diversos protótipos para validação com usuários reais.
A equipe da SoftDesign, formada por Product Manager, Product Designers, UI Designers, Product Marketing Manager e Team Manager, foi impulsionada por agentes de IA em diferentes pontos da construção do projeto.
A ideia do produto está mais estruturada e madura agora. A Concepção entregou um plano de trabalho realista e claro, ajudando que diferentes áreas da empresa discutissem e tomassem decisões juntas.”
– Cesar Perrenoud, Head de Inovação da Viação Ouro e Prata.
Com a criação de canais digitais que reduzem atritos, hiperpersonalizam experiências e priorizam jornadas que favorecem a venda de passagens, a Viação Ouro e Prata recebeu todos os protótipos necessários já validados com usuários.
Redesenhamos toda a experiência e interface de usuário do site, ecommerce e aplicativo da empresa, considerando diferentes objetivos em cada canal. Também planejamos a estratégia de relacionamento, favorecendo a atração de clientes por meio de canais externos e a recompra via canais próprios.
O novo design contempla conceitos críticos que contribuem para os objetivos de aumento de vendas e fidelização de clientes nos canais digitais:
Ao final da Concepção para Transformação Digital, a Viação Ouro e Prata ainda obteve protótipos navegáveis de alta fidelidade; guia de estilo e manual, com todos os elementos e padrões para serem utilizados no futuro; e especificação funcional e técnica para conduzir o desenvolvimento das soluções criadas.
Contato
Quer saber mais sobre como trabalhamos, conversar sobre seus desafios ou tirar dúvidas? Fale com a gente. Adoramos trocar ideias sobre produtos digitais!rnrnEntre em contato e conheça o jeito soft de desenvolver software.