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Como melhoramos a experiência do usuário do Féria, uma solução IoT

Segmento

Segmento

Transporte

Serviços

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Consultoria em Design
Desenvolvimento

Data

Data

2018 a 2019

Quando conhecemos a SOHA, ela era uma startup em fase de scale-up. A empresa, especializada na criação de hardwares e soluções de Internet das Coisas (IoT), havia criado o MVP do aplicativo FÉRIA e enfrentava problemas de usabilidade. Seus fundadores compreenderam que era preciso simplificar o app de monitoramento e controle de veículos para que seus usuários pudessem solucionar situações cotidianas de forma rápida e fácil.

Veja neste case como melhoramos a experiência de um produto digital que monitora e controla frotas, fornecendo dados sobre corridas, atividades e faturamento por meio da união de software e hardware.

Consultoria em Design

Ao colher feedback dos seus primeiros usuários, a SOHA percebeu que o FÉRIA possuía problemas de design, tanto em relação à usabilidade do aplicativo, quanto à estética da interface. A necessidade era simplificar o gerenciamento dos veículos para pessoas que os utilizam como meio de trabalho, a fim de proporcionar uma mais fácil resolução de situações cotidianas.

Diagnóstico

Realizamos uma análise heurística, coletamos dados e mapeamos as jornadas de usuário. Colocando o cliente no centro, entendendo seu perfil e necessidades, identificamos oportunidades de melhoria em User Experience (UX) e User Interface (UI).

Implementação

Estabelecemos um novo Design System para a aplicação e, com base nele, desenhamos novas interfaces e seus respectivos comportamentos. Focamos em melhorar a experiência de uso para as personas do app.

Desenvolvimento de Software

Quando concluímos a Consultoria em Design, os fundadores da scale-up optaram por evoluir o aplicativo para atender a necessidade dos seus usuários. Como a empresa é especialista em hardware, solicitaram uma squad da SoftDesign que pudesse trabalhar dedicada ao Desenvolvimento do Software. O time, composto por pessoas de produto, programação e qualidade,

Método

O trabalho foi executado com a participação constante da equipe da SOHA, tanto nas cerimônias ágeis, quanto na execução do desenvolvimento. Ferramentas como Jira e Jenkins foram utilizadas para gerar acompanhamento e transparência.

Tecnologia

Ao validar a aderência do produto às personas, que são motoristas e gestores de frota, a SOHA optou pelo desenvolvimento nativo em Android. A linguagem escolhida foi Kotlin com componentes do Jetpack da Google.

Resultados

Por meio da Consultoria em Design, nas palavras de Felipe Foliatti, sócio fundador da startup, “chegamos na proposta de um app sensacional, que surpreende o cliente e leva o nosso projeto para outro patamar, além de transformá-lo em uma tecnologia digital”.

A equipe de Desenvolvimento trabalhou em sprints de duas semanas, realizando entregas constantes para evoluir o produto e lançar a nova versão do FÉRIA. O foco era a escalabilidade, para que o aplicativo pudesse ser utilizado em todo o território nacional.

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