depoimento

start

O início da nossa Consultoria em Métodos Ágeis se dá por meio do entendimento do ambiente de trabalho do cliente. Não acreditamos na implementação forçada de um processo, mas sim na evolução a partir dos desafios do contexto no qual as pessoas estão inseridas.

Por isso, nosso time de consultores entrevistou os membros da equipe de TI da Green Card, e conversou com os usuários dos sistemas internos e externos. Assim, mapeamos o processo atual, as dores do time e dos clientes, e pudemos confrontar a visão da equipe de TI com a dos demais colaboradores (usuários).

problemas de cadência

o time não mantinha frequência nas entregas, o que reduzia a previsibilidade de finalização das demandas;

centralização de conhecimento

algumas pessoas do time concentravam partes do código, o que gerava dependências e gargalos;

falta de transparência

os membros do time não eram transparentes entre si, o que impedia a transparência com os clientes internos;

qualidade e incidentes

adversidades de qualidade ocasionavam retrabalho e incidentes em produção.

treinamentos

Para ajudar a equipe de TI a encontrar caminhos e estabelecer objetivos de melhoria, realizamos um primeiro ciclo de trabalho focado em treinamentos: conversamos sobre transformação digital e o papel da TI na criação de negócios digitais, trocamos ideias sobre métodos e cultura ágil, e exploramos os temas qualidade e tipos de testes de software.

Ao final do ciclo, realizamos uma reunião de definição e priorização de ações para os próximos ciclos.

Transformação Ágil Greencard

ciclos de melhoria

Sete ciclos de melhoria foram realizados em quatorze semanas. A cada ciclo, novos objetivos foram implementados com a facilitação e mentoria dos consultores da SoftDesign.

Entre eles, foram realizados: organização dos times de acordo com os produtos; seleção de métodos Scrum e Kanban conforme a necessidade dos times; configuração do Jira Software e Jira Service Desk para organizar e dar transparência às demandas; adoção das cerimônias ágeis; evolução e automação do Pipeline com integração entre Bitbucket, Jenkins e Jira; adoção de testes unitários; melhorias na fase de refinamento das histórias; e melhorias na fase de Discovery.

Transformação Ágil Greencard

outros cases de Consultoria

vamos conversar sobre

Consultoria?

nome
nome
telefone
nome da sua empresa
cargo