Com um projeto de modernização de legado acelerado por Inteligência Artificial em todas as etapas do desenvolvimento, a Spring Point terá um novo produto SaaS, com uma excelente experiência do usuário, pronto para ganhar escala.
A Spring Point é uma empresa norte-americana com sede em Portland, no Maine. Tem o objetivo de oferecer soluções de software que contribuam para uma gestão baseada em dados no setor eletromecânico. Seu produto principal é o sistema de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) MotorBase, que centraliza a gestão de processos de empresas deste segmento.
No portfólio de produtos, oferece ainda mais de 10 soluções digitais para clientes em países como Estados Unidos, Canadá, México e Caribe.
Os principais recursos do MotorBase atendem aos requisitos da indústria eletromecânica, como contabilidade financeira, controle de estoque e precificação de produtos e serviços de manutenção industrial. O ERP foi criado como software de uma indústria de motores e, ao se tornar um produto para o mercado, foi aprimorado para atender a necessidades muito específicas da área.
No entanto, o MotorBase foi desenvolvido nos anos 1990. Apesar de ter evoluído com o passar dos anos, sua tecnologia é antiga. O software ainda segue o modelo cliente/servidor, acessado por Remote Desktop, dificultando sua escalabilidade e ativação de novos usuários. A Spring Point buscava modernizar seu principal produto, adotando novas tecnologias, arquitetura em cloud e melhorando intensivamente a experiência do usuário – uma das principais necessidades mapeadas.
A modernização do sistema legado se tornou ainda mais urgente com a decisão estratégica da Spring Point de escalar mundialmente seus produtos.
Em 2022, a Spring Point estava diante de uma decisão importante: precisava modernizar seu principal produto, o MotorBase, entregando um software baseado em nuvem e com uma nova interface para seus clientes. No entanto, havia muitas ideias e oportunidades o desenvolvimento do novo software, mas a equipe estava limitada pelos recursos e profissionais disponíveis.
Foi então que Spring Point e SoftDesign iniciaram a parceria. Além de ampliar o time com desenvolvedores adicionais, a empresa norte-americana buscava explorar as oportunidades e definir prioridades claras para a evolução do produto.
Nós, como empresa de software, sempre olhamos para nossos clientes como parceiros, porque quanto mais transparente você for, mais confiança existe e mais aberto é o diálogo, o que gera um produto melhor. E vimos isso já na conversa inicial com a SoftDesign.”
– Troy D. Locke, CEO e Cofundador da Spring Point Solutions
O kickoff do projeto aconteceu presencialmente no Maine, em março de 2023, com o entendimento do produto e a priorização das etapas da modernização. A equipe da SoftDesign estruturou as entregas de forma incremental, acelerando as etapas de validação com usuários.
Além disso, houve a decisão de escolher tecnologias que modernizassem o produto de forma segura e sustentável, garantindo que o time interno de tecnologia acompanhasse a evolução e dominasse a nova linguagem.
Por decisão da Spring Point, o desenvolvimento do novo software iniciou em fevereiro de 2024 e, a partir de então, a cada três meses as equipes se encontram presencialmente – nos Estados Unidos ou no Brasil.
Com a experiência de alguns anos trabalhando com a SoftDesign, posso dizer que as equipes com as quais trabalhamos são excelentes. E, nas nossas plannings de sprint, nas revisões e retrospectivas, fica claro o quanto eles investiram no nosso produto, o quanto entenderam nosso produto e puderam fazer sugestões que talvez nem tivéssemos pensado antes.”
– Troy D. Locke
O time da SoftDesign é formado por 14 pessoas e inclui Team Manager, Product Manager, Designers, Software Engineers, Cloud Engineers, DevOps Engineer e QA Engineer.
Em paralelo, nesses três anos de parceria, além de trabalhar na modernização do MotorBase, também desenvolvemos e modernizamos outros produtos que complementam o ERP: QM Wizard App, Mobile Time Clock e Pricing Analyzer. Para apoiar a estratégia de expansão global da Spring Point, também desenvolvemos o Fabric, um Internal Developer Platform.
Com a inclusão de Inteligência Artificial no ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC) da SoftDesign, o projeto ficou ainda mais ágil. Parte da codificação foi reduzida em até 90%, acelerando o tempo de desenvolvimento do novo sistema.
Neste projeto de modernização de legado AI augmented, a Inteligência Artificial está sendo utilizada para:
Como resultado, o serviço de desenvolvimento de software impulsionado por IA (AI augmented) gerou uma redução no lead time das funcionalidades de quatro para dois dias.
A IA também traduziu o código para a Spring Point, facilitando o entendimento do cliente sob a perspectiva de usuário.
Osmar Pedrozo, CEO da SoftDesign que acompanha o projeto desde o processo de concepção, destaca: “Não há bala de prata no uso de IA: ela facilita o entendimento do código legado, impulsiona a conversão do produto; mas a qualidade e o conhecimento técnico do time envolvido são essenciais. A Inteligência Artificial se tornou indispensável em um projeto como este e realmente faz a diferença – é uma ferramenta poderosa, mas não produz sozinha. Esse é o cuidado que temos na SoftDesign ao incluir os serviços AI augmented, que combinam profunda expertise técnica e Inteligência Artificial.”
As ferramentas que a SoftDesign usa só nos dão confiança de que estamos tomando as decisões certas.”
– Troy D. Locke
A modernização do MotorBase transforma o produto um Software as a Service (SaaS), facilitando o acesso e utilização, oferecendo maior autonomia para os clientes e aprimorando a experiência do usuário. Além disso, contribui diretamente para o objetivo estratégico da Spring Point de escalar seu produto globalmente.
A versão beta do produto está em teste com os três maiores clientes da Spring Point. O novo MotorBase SaaS será lançado ainda em 2025, com interface totalmente renovada e navegação intuitiva.
O MotorBase sempre teve recursos robustos, mas sua tecnologia antiga e a navegação complexa não refletiam essa qualidade. Nesse sentido, a modernização priorizou operações e melhoria de processos, ajudando o usuário a interagir com o software de uma forma mais fluida e eficiente.
O lançamento do produto SaaS não encerra o trabalho com o MotorBase: Spring Point e SoftDesign já estão construindo o roadmap de aprimoramentos. Entre os recursos previstos, está a inclusão de Inteligência Artificial ao software, inicialmente para solucionar dúvidas e sugerir informações relevantes ao cliente sem que ele precise recorrer à equipe de suporte.
Vejo essa parceria como algo de longo prazo. A SoftDesign é quem podemos procurar para aconselhamento, para desenvolvimento contínuo, para quando surgirem novas ideias. Sabemos que podemos ir até a SoftDesign e dizer: ‘Ei, como podemos fazer isso acontecer?’”
– Troy D. Locke, CEO e Cofundador da Spring Point Solutions
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