PT | EN

Inteligência Artificial otimiza o processo de seleção de terceiros no Sicredi com segurança e transparência

Segmento

Segmento

Financeiro

Serviço

Serviço

Data&AI

Data

Data

2025

Com agentes de IA integrados ao sistema MGPT, o Sicredi automatizou etapas críticas do processo seletivo de profissionais terceiros, como a geração de descritivos e a triagem de currículos, reduzindo o esforço operacional e aumentando a agilidade e a assertividade nas contratações. 

Desafio

O Módulo de Gestão de Profissionais Terceiros (MGPT) é uma plataforma interna do Sicredi desenvolvida em parceria com a SoftDesign. Ela foi desenvolvida em 2018 e, desde então, passou por diversas evoluções. Hoje, centraliza todo o processo de gestão de terceiros: abertura de vagas, triagem de candidatos, seleção, contratação e histórico de profissionais. A ferramenta é utilizada para garantir mais eficiência e controle nas contratações da terceirização. 

A área de sourcing faz a gestão de mais de 1300 profissionais terceiros e 20 fornecedores por meio da plataforma. Com a evolução da Inteligência Artificial, a área viu a oportunidade de incluir agentes de IA ao MGPT, com o objetivo de para agilizar o processo e aumentar a assertividade na escolha dos candidatos. 

Foram identificados dois pontos de melhoria no fluxo de seleção de pessoas:  

  • Descritivos vagos ou incompletos na abertura de vagas, dificultando a atração de candidatos alinhados com as necessidades reais. 
  • Triagem manual e demorada de currículos, que impactava o tempo de contratação (lead time) e gerava retrabalho com contratações pouco aderentes. 

Esses desafios comprometiam a produtividade das áreas solicitantes, aumentavam o tempo de preenchimento de vagas, elevavam os custos e geravam sobrecarga operacional.

Como contribuímos

Desenvolvemos agentes de IA integrados ao MGPT, com foco na automação de etapas críticas do processo seletivo, como a abertura de novas vagas e a análise dos currículos. 

Geração automática de descritivos de vaga  

Com base em parâmetros fornecidos pelo responsável pela vaga, que incluem informações como senioridade, tecnologia e perfil do candidato, a IA propõe um texto técnico detalhado. Isso garante que todos os fornecedores recebam informações padronizadas e completas, favorecendo a aderência dos candidatos ao desafio. 

Análise de aderência de currículos  

Após o cadastro dos candidatos, a IA avalia os currículos com base em uma matriz de requisitos técnicos e comportamentais, gerando um ranking de compatibilidade. Essa informação apoia o requisitante na tomada de decisão – sem substituir o julgamento humano. 

No desenvolvimento das soluções de Inteligência Artificial, atuamos na identificação de oportunidades de melhoria e na implementação técnica com Large Language Models (LLMs) integradas ao ambiente seguro do Sicredi na Azure. A arquitetura inclui engenharia de prompts, uso de RAG (Retrieval-Augmented Generation) para contextualização e sistemas de filas com Kafka para processamento eficiente dos dados.  

A união de conhecimento técnico, visão de negócio e vivência prática no processo de sourcing resultou em uma solução que já está em produção e que segue evoluindo continuamente com base em informações reais de utilização.

É importante dizer que a IA não substitui o trabalho das pessoas nesse processo. Ela é um elemento que dá mais informações para que o requisitante da vaga tome a decisão da contratação.”
– Rodrigo Cunha, Product Owner no Sicredi.

Resultado: mais qualidade com menos esforço

As soluções desenvolvidas substituíram etapas manuais e repetitivas do processo, aumentaram a padronização e aceleraram as contratações.  

Entre os resultados já observados com a integração de LLMs ao Módulo de Gestão de Pessoas, estão: 

A evolução do MGPT está em curso. Os próximos passos incluem coletar feedback diretamente no sistema sobre os descritivos gerados pelo agente de IA; e monitorar métricas, como tempo de contratação e taxa de substituição, para mensurar o impacto da Inteligência Artificial.  

Com base nesses dados e nos ajustes indicados pelos usuários, os modelos serão constantemente recalibrados. Por meio de provas de conceito para mapear oportunidades e validar iniciativas, o uso de IA para outras etapas e funcionalidades do MGPT será expandido, reduzindo ainda mais as tarefas manuais e aumentando a eficiência do processo de contratação de profissionais terceiros.

Contato

Inovação e transfomação digital podem ser soft!

Quer saber mais sobre como trabalhamos, conversar sobre seus desafios ou tirar dúvidas? Fale com a gente. Adoramos trocar ideias sobre produtos digitais!rnrnEntre em contato e conheça o jeito soft de desenvolver software.