A parceria entre EuDoutor e SoftDesign começou com uma ideia: melhorar e facilitar a gestão de compras de produtos, insumos e equipamentos odontológicos. O founder e CEO da startup, Renan Reis, estava em busca de um parceiro que pudesse lhe ajudar a pensar sobre o seu negócio: usuários, concorrentes, fornecedores e tecnologias.
Por meio da EuDoutor, dentistas podem adquirir produtos, insumos e equipamentos com diversos fornecedores. O aplicativo oferece comparação de preços e, a partir do primeiro uso, os dados de compra ficam documentados.
Com o histórico, é possível predizer quais produtos estão mais caros, qual o melhor momento para a compra, quais insumos irão acabar, quais podem ser comprados em grande quantidade sem risco de vencimento, etc.
De acordo com Renan, “a EuDoutor surgiu no momento em que eu percebi que fazer a comparação de preços entre diferentes distribuidores resultou em uma importante economia. Acompanhei durante um ano duas clínicas, e os dados nos mostraram a redução de 18% nos gastos totais. Então ali eu percebi que havia uma dor, e uma oportunidade de trazer uma tecnologia mais acessível para deixar esse processo de gestão de compras automático, fluido”.
Com a ideia em mãos, a startup EuDoutor participou de Programas de Aceleração no SEBRAE e no TECNOPUC. Essa experiência possibilitou testes de mercado No-Code para avaliar se a oportunidade realmente existia e se as hipóteses levantadas faziam sentido na prática.
Em seguida, Renan buscou um parceiro para o Desenvolvimento do Software. Entretanto, conversando com o time da SoftDesign, o dentista percebeu que era preciso definir e detalhar características do produto antes de construí-lo. Questões como, por exemplo, como seria a segurança do aplicativo, quais bancos de dados seriam utilizados e quais as tecnologias mais adequadas para o produto precisavam ser respondidas.
Com a Concepção da EuDoutor finalizada, a startup é outra. Houve um crescimento corporativo devido às metodologias aprendidas, de Design Thinking e Lean Startup, que continuarão sendo utilizadas. Ainda, o aplicativo será desenvolvido focado em comparação de preços e informações que auxiliem os dentistas na tomada de decisão.
“Estamos realizando testes de mercado e trabalhando na maturidade da empresa para, em seguida, buscar investimento. Agora que já sabemos o que precisamos desenvolver, como faremos isso e quanto irá custar, é mais fácil atrair sócios-investidores para o projeto. Eu acredito que o produto entre no mercado no final deste ano, início de 2022” salientou Renan.