A Liberum Ratings usou ciência de dados e IA para aprimorar a análise de fundos de investimentos e aumentar a eficiência de seus processos. A transformação envolveu diversas etapas tecnológicas, incluindo organização de dados, Machine Learning e IA generativa, com ganhos em produtividade e precisão.
O sistema Backoffice desenvolvido pela SoftDesign já gerava resultados em velocidade e eficiência das operações da Liberum Ratings, reduzindo em 75% o tempo de análise dos dados. Ainda assim, a agência líder em classificação de riscos de crédito buscava novas tecnologias para lidar com grandes volumes de dados sem prejudicar a qualidade das entregas.
Com Machine Learning, a Liberum Ratings automatizou a geração de relatórios e identificou variações suspeitas em planilhas, reduzindo retrabalhos manuais e garantindo mais agilidade na conferência de dados. Além disso, as previsões de possíveis mudanças nos ratings agora são indicadas por Inteligência Artificial, direcionando a priorização de casos críticos para revisão especializada.
A adição mais recente foi a aplicação de IA generativa para a criação de relatórios de análise, que antes exigiam a redação manual pelos analistas. Agora, esses relatórios são gerados automaticamente, deixando para os analistas a revisão final, o que otimiza ainda mais o tempo de trabalho.
Perdíamos muito tempo para fazer análises; tínhamos que abrir arquivo por arquivo, demorava muito tempo para rodar a lâmina. Cada fundo demorava dois dias para fazer, dependendo da complexidade; agora, consigo finalizar em um dia.”
Natália Segato, analista de risco sênior na Liberum Ratings.
A verificação de erros nos dados recebidos e a predição do rating dos fundos têm como base a aplicação de machine learning. Isso reduziu a conferência manual dos dados e o sistema agora antecipa variações que podem afetar o rating, liberando os analistas para se focarem nos casos mais complexos.
Outro benefício está na assertividade na importação dos dados. Antes, a integridade dos dados era verificada manualmente; agora, por meio de algoritmos, o sistema avalia automaticamente se a informação está correta. Quando encontra algum dado incorreto, a importação trava, solicitando a atenção do analista.
Analistas com menos distrações e mais tempo para focar em casos críticos, desenvolver estratégias e elaborar análises aprofundadas. Isso gerou mais produtividade e maior capacidade analítica.
Com Machine Learning, a Liberum Ratings agora consegue:
Em parceria com a SoftDesign, a Liberum Ratings já está colocando em produção os próximos passos: um sistema de motor de validação para alguns tipos de fundos que verificará a variação dos dados nos últimos meses. Todos os meses, os dados que vêm dos fundos entram no sistema e eram verificados a cada três meses. Agora, será em tempo real, possibilitando a ação de forma mais rápida.
Seguindo nosso processo de transformação digital, incluímos IA no sistema Backoffice, aumentando a eficiência das operações e a segurança das análises de risco. Não existe nenhuma outra empresa neste ramo com um produto como o nosso.”
Mauricio Bassi, Co-founder e Diretor Técnico da Liberum Ratings
Contato
Quer saber mais sobre como trabalhamos, conversar sobre seus desafios ou tirar dúvidas? Fale com a gente. Adoramos trocar ideias sobre produtos digitais!rnrnEntre em contato e conheça o jeito soft de desenvolver software.