PT | EN

Internal Developer Platform para escalar a Spring Point a nível mundial

Segmento

Segmento

Tecnologia

Serviço

Serviço

Desenvolvimento de Software

Data

Data

2024-2025

Aceleramos o time to market da Spring Point com o Fabric, uma plataforma que reduz riscos no desenvolvimento de produtos, acelera a inovação e a modernização do legado e empodera os desenvolvedores a pensar ainda mais no negócio.   

Desafio

A Spring Point Solutions é uma companhia norte-americana com sede no Maine. É uma empresa de tecnologia, que tem o objetivo de oferecer soluções de software que contribuam para aumentar a eficiência, a produtividade e a rentabilidade no setor eletromecânico.  

No portfólio de produtos, oferece mais de 10 soluções digitais do tipo ERP para cerca de 200 clientes em países como Estados Unidos, Canadá, México e Caribe.  

Além de sustentar e aprimorar continuamente seus softwares, a empresa decidiu, em 2024, modernizar seus sistemas de forma radical, preparando-os para escalar a nível mundial com um time to market reduzido. Isso exigia a possibilidade de múltiplos times trabalharem em paralelo no produto.  

Assim surgiu a ideia do Fabric, uma plataforma do desenvolvedor (ou IDP – Internal Developer Platform) que inclui um conjunto de arquitetura, infraestrutura e ferramentas de desenvolvimento e automação que permite criar, implementar e gerenciar o software e o provisionamento de recursos de infraestrutura com velocidade e padronização.  

Como contribuímos

Construímos a solução Fabric, o Internal Developer Platform da Spring Point. O Fabric não é só um software, e sim infraestrutura, serviços e definição de processos e automações para a esteira de desenvolvimento.  

Nosso time multidisciplinar, formado por Platform Product Manager, Solution Architect, Software Architect, Cloud Engineer, DevOps Engineer, Kafka Engineer, Software Engineer e QA Engineer, atuou desde o início do projeto na definição dos requisitos, na priorização de um roadmap com entregas a cada 2 semanas e na implementação da solução. 

A plataforma de desenvolvedor é um ecossistema interno da empresa, que simplifica a utilização pelos desenvolvedores. Esse ecossistema compreende um conjunto padronizado de ferramentas, serviços, processos e infraestrutura. 

A plataforma Fabric da Spring Point inclui, entre outros:  

  • Internal Developer Portal – um portal de autosserviço para os desenvolvedores. 
  • Infraestrutura Cloud – uma infraestrutura na AWS cuidadosamente planejada para suportar a demanda, com soluções escaláveis e 100% baseada em Infrastructure as Code, permitindo a automação de provisionamento.   
  • Arquitetura de Solução – Camada pensada para resolver questões como comunicação, rastreabilidade e observabilidade em microsserviços. Incluiu o uso de Kafka para mensageria e do Istio como Service Mesh. 
  • Arquitetura de Software – Conjunto de templates para os times de desenvolvimento, com a arquitetura já definida para microsserviços, BFFs e frontends, que oferece aos desenvolvedores autonomia para criar novos componentes para suas soluções em poucos minutos, já seguindo todos os padrões estabelecidos. 
  • Integração com soluções de DevOps – integração entre o portal e os pipelines de CI/CD, tanto para o seu provisionamento quanto para execução. 
  • Orquestrador – Última camada em criação no Fabric, comunica-se com todos os demais componentes da plataforma para garantir que as configurações sejam criadas, removidas e atualizadas para que todos estejam adequadamente sincronizados.
Ter uma plataforma estruturada ajuda os times a gerenciar a complexidade, promovendo automação, padronização e autonomia.” 
– Roberto Trevisan, DevOps Engineer na SoftDesign

Toda a parte de pipelines, automação e infraestrutura fica pronta para o desenvolvedor, que não precisa abrir um chamado para um engenheiro DevOps para criar e acompanhar seus componentes.  

O desenvolvedor entra numa espécie de marketplace, escolhe que tipo de componente deseja criar e a plataforma roda diversos processos para gerar repositório, infraestrutura e automações necessárias para atender à solicitação. Dentro da plataforma, também foram criadas ferramentas de monitoramento. Dessa forma, o desenvolver cria o componente e já consegue fazer mudanças no código, solicitar a construção, build, deploy e monitoramento.  

A plataforma ampliou nossas capacidades e nos permite realizar muito mais integrações com outros produtos, fornecedores e parceiros, além de possibilitar que nossos desenvolvedores continuem criando de forma mais eficiente.”  
– Troy D. Locke, CEO e Cofundador da Spring Point Solutions 

Resultado: time to market acelerado com governança e padronização

Com automatização, eliminamos processos repetitivos no ciclo de desenvolvimento da Spring Point. Acelerando a esteira de desenvolvimento, a empresa tem um time to market muito mais rápido comparado com modelos antigos, já que o desenvolvedor consegue criar e acompanhar seus componentes sem precisar aguardar o provisionamento de infraestrutura e a criação de pipelines de CI/CD por um Engenheiro DevOps.  

Com isso, os DevOps também ganham tempo para focar em melhoria da plataforma, em vez de despender tanto tempo com a operação.  

A organização percebe aumento da produtividade e da eficiência, além de melhora na padronização e na governança. Tudo isso resulta em redução do tempo de lançamento de produtos digitais e de funcionalidades.

Principais ganhos: 

O Fabric criou a base para que nossos desenvolvedores trabalhem com mais eficiência, permitindo também nossa empresa expanda ainda mais no futuro.” 
– Troy D. Locke 

Contato

Inovação e transfomação digital podem ser soft!

Quer saber mais sobre como trabalhamos, conversar sobre seus desafios ou tirar dúvidas? Fale com a gente. Adoramos trocar ideias sobre produtos digitais! Entre em contato e conheça o jeito soft de desenvolver software.