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Como experimentamos a viabilidade da edtech Broscope

Segmento

Segmento

Educação

Serviços

Serviços

Concepção
Experimentação

Data

Data

2020

Quando conhecemos a Broscope, ela era uma startup early-stage. Com a pandemia de Covid-19 em curso, seus fundadores identificaram uma oportunidade para trazer economia e conforto para professores e alunos: criar uma plataforma digital de aulas particulares para as mais diversas modalidades.

Sobre o Produto

Para ministrar aulas presenciais, além da limitação geográfica, professores particulares enfrentam dois problemas: o primeiro é o gasto com a manutenção de um local adequado para encontrar o aluno, e o segundo é o custo e o tempo de deslocamento para ir e voltar desse local. Tais valores, normalmente, acabam embutidos no preço das aulas e precisam ser absorvidos pelos alunos – que podem até desistir de determinado curso por esse motivo.

A Broscope vem justamente para eliminar esses problemas e trazer economia e conforto para professores e alunos. A plataforma de aulas particulares online permite que professores das mais diversas modalidades possam oferecer seus conhecimentos; e alunos com os mais variados interesses possam buscar por novos aprendizados.

De acordo com Leonardo, “a ideia é que a Broscope se transforme num grande portal, numa grande rede onde quem quer ter uma aula, encontre o profissional que possa dar essa aula; e vice-versa, que o professor possa utilizar a plataforma para captação de alunos. Idiomas, matérias escolares, música, xadrez: enquanto houver demanda e necessidade de transferência de conhecimento, qualquer tema pode ser ensinado e aprendido”.

Concepção

Para elaborar a ideia do produto digital e o modelo de negócio da startup, o primeiro momento da parceria da Broscope conosco foi a Concepção. Esse processo criativo, que apoia-se em técnicas como Design Thinking e Lean Startup, nos permitiu esclarecer dúvidas e hipóteses e planejar o MVP da solução de forma detalhada.

Ideação e Pesquisa

O produto é uma plataforma de dois lados: os professores particulares, que querem oferecer seus conhecimentos; e os alunos, que querem buscar por novos aprendizados. Por meio de entrevistas e formulários, identificamos que nesses dois grupos havia um padrão de possíveis usuários da Broscope. Além disso, por meio de benchmarking, identificamos um grande número de concorrentes em um mercado com grandes e pequenos players.

Modelo de Negócio e Solução

Formatamos o modelo de negócio e de receita da startup com base nos usuários, optando pela integração com meios de pagamento já existentes. Estudamos as jornadas de alunos e professores para criar uma solução única, diferente das demais soluções de mercado, que resolvesse dores específicas do nosso perfil de usuário.

Planejamento e Estratégia

Trabalhamos em estimativas de tempo e custo para o desenvolvimento de uma solução personalizada e operacional. Como o produto é inovador e, portanto, possui riscos de mercado, sugerimos uma estratégia de Experimentação com MVP No-Code, antes de partir para a construção da versão personalizada.

Desta forma, os fundadores da Broscope poderiam testar as hipóteses do negócio do mercado real, aprendendo sobre a viabilidade da solução com baixo investimento – comparado ao necessário para o Desenvolvimento de Software.

Experimentação

Após a Concepção, com o objetivo então de gerar aprendizado e reduzir o risco de investimento – tanto no Modelo de Negócio, quanto no Desenvolvimento da nova solução – evoluímos para a Experimentação da plataforma Broscope.

Método

Em ciclos de duas semanas, o time multidisciplinar construiu um MVP No-Code apoiado em um Content Management System (CMS). Em menos um mês, a plataforma já estava no ar, com os recursos necessários para analisar se os usuários iriam decidir ou por se cadastrar como professoras, ou por marcar uma aula dentre as modalidades disponíveis.

Experimentos e Aprendizados

Durante as sprints de evolução, conforme o feedback dos usuários reais, acrescentamos novos recursos para teste. Em quatro ciclos obtivemos indicadores de que o produto desperta o interesse das personas e de que realmente é capaz de resolver uma dor. Comprovamos a viabilidade do Modelo de Negócios indicando a maior tranquilidade para o investimento no Desenvolvimento.

Resultados

Com o término da Experimentação, a Broscope está em fase de captação de investimentos para o Desenvolvimento. Leonardo Ferreira, fundador da startup, afirma que está otimista com o futuro:

“Percebemos que tem tudo para dar certo e que temos muito para crescer. Toda essa bagagem da equipe da Soft foi transmitida para nós. Fomos entendendo, ao longo do caminho, que existem técnicas para chegar no conceito e no desenvolvimento de uma ideia. Isso moldou muito a nossa compreensão do produto que estamos desenvolvendo. É muito gratificante trabalhar com ensino, com educação. O mundo precisa de mais inovação. São espaços que precisamos ocupar”.

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