A Miotec é uma empresa da área de saúde que desenvolve software, equipamentos biomédicos e de realidade virtual.
Há 20 anos no mercado, foi fundada para auxiliar profissionais que lidam com desenvolvimento humano e encontram dificuldades para mensurar informações e tomar decisões.
Seu principal produto é um sensor de eletromiografia que quantifica informações de dados musculares. Ele capta a atividade elétrica dos músculos, tanto de contração quanto de relaxamento, e apresenta tais dados ao profissional de saúde.
Para impulsionar a inovação de seu produto, em 2019, a Miotec uniu forças com a SoftDesign para criar o Mioflux, um equipamento que, conectado a esse sensor, fosse capaz de medir o volume e o fluxo urinário. O objetivo era apoiar fisioterapeutas pélvicos na análise e tratamento de crianças com dificuldades urinárias, pessoas em pós-operatório e adultos com disfunções miccionais.
Com a parceria concretizada, o primeiro passo foi dar início a Concepção, processo criativo que a SoftDesign realiza desde 2016. Seu intuito é estabelecer os objetivos do projeto, planejar o desenvolvimento e definir o investimento necessário.
Enquanto o time da Miotec trabalhou no hardware, a equipe da SoftDesign desenvolveu o software. Um protocolo de comunicação foi criado em parceria, para que a transação de informações tivesse a melhor performance.
O Mioflux é uma espécie de balança, com um copo medidor, conectada ao sensor de eletromiografia (hardware). Quando o paciente urina neste equipamento, ele mede o tempo para cair a primeira gota, o volume e o fluxo urinário; e transmite esses dados ao sistema (software).
Com essas informações, o fisioterapeuta prescreve o tratamento adequado, que muitas vezes pode ser realizado com o auxílio do Mioflux. Isso porque o equipamento também possui um biofeedback visual: uma tela com círculos coloridos que o paciente pode acompanhar para aprender a relaxar ou a contrair o músculo pélvico.
Atualmente, centenas de profissionais de fisioterapia já possuem o Mioflux em seus consultórios. Em um diálogo constante com os usuários, a Miotec recebe feedback e trabalha na evolução do produto.
O próximo passo é estender o atendimento ao domicílio, pois muitas pessoas não se sentem confortáveis para urinar em consultórios. Pensando nisso, um aplicativo será desenvolvido em breve, e possibilitará o envio de informações entre paciente e pessoa profissional de saúde.
Nós, seguiremos trabalhando junto a Miotec para apoiar a concretização do seu manifesto: tirar os atendimentos da subjetividade por meio de tecnologia.
–