Loading Softdesign

Um evento para startups

4 minutos de leitura

No dia 21 de novembro, nosso CEO Osmar Pedrozo foi o palestrante do Talk do Comece, evento organizado pela Comece com o Pé Direito, spin off da Gerencial Consultoria. A palestra intitulada Dicas e Sacadas para Evitar Furadas Tecnológicas na sua Startup aconteceu pela manhã no TecnoPuc e à noite na Universidade Feevale, e contou com a presença de interessados em tecnologia e empreendedorismo.

Não pensar nos requisitos não funcionais

Entre as furadas apontadas por Osmar, realizadas com frequência por novos empreendedores, está o erro de não pensar em todos os requisitos não funcionais de um software antes de iniciar o seu desenvolvimento. “Os startupeiros pensam muito no funcionamento do aplicativo, se ele terá uma tela para login, como será o onboarding na plataforma, etc.; mas esquecem-se de pensar em escalabilidade, continuidade e segurança. Esses três itens têm influência na escolha da tecnologia e pensar neles com cuidado pode ajudar a startup a não correr riscos desnecessários”, afirmou o CEO.

Não usar os números

Além disso, Osmar salientou que atualmente, com todas as ferramentas de trackings disponíveis no mercado, é uma grande furada não utilizar dados para planejar estratégias e deliberar: “Após o lançamento de um produto, as decisões subsequentes não podem ser feitas com base em achismos. Elas devem estar apoiadas em números, até mesmo se for necessário pivotar, mudar o rumo do produto. É essencial saber em qual ponto o usuário parou, onde ele desistiu da aplicação, por exemplo”.

Porém, é importante ter cautela e calma na tomada de decisão. De acordo com o CEO, é preciso avaliar a representatividade dos dados colhidos em relação ao todo, e usar a estatística de forma correta e sábia.

Design bonito mas nada funcional

Osmar ainda lembrou da relevância do design nos produtos e serviços digitais, visto que pode haver confusão em relação ao mesmo pois, normalmente, ele é entendido somente como estética. “Não adianta termos uma aplicação linda, se a jornada do usuário não é funcional. Isso vai acarretar em retrabalho ou desistência no uso da aplicação. Quando acrescentamos o processo de design no desenvolvimento de produtos da SoftDesign, a experiência do usuário melhorou e consequentemente as soluções digitais ficaram melhores. Passamos a resolver um maior número de problemas antes do desenvolvimento o que agregou qualidade e agilidade ao processo”, concluiu o CEO.

Dicas e Sacadas em 2019

Ficou curioso a respeito das demais Dicas e Sacadas para evitar Furadas Tecnológicas na sua Startup? Osmar fará novamente essa palestra no ano que vem, mais uma vez em parceria com a Comece com o Pé Direito. Assim que a data for confirmada divulgaremos por aqui! Fique de olho!

Fotos: Fernanda Gastal

Talk do Comece 2018 (2) Talk do Comece 2018 (3) Talk do Comece 2018 (4)