PT | EN
Publicado dia 24 de julho de 2023

Liberum Ratings + SoftDesign: como impulsionamos a inovação do setor financeiro 

| Tempo de leitura 7 minutos Tempo de leitura 7 minutos
Liberum Ratings + SoftDesign: como impulsionamos a inovação do setor financeiro 

A Liberum Ratings é uma agência de classificação de risco brasileira. Fundada em 2011, em São Paulo, é a segunda maior empresa do mercado nacional, com market share de 60% do segmento. Suas análises de Fundos de Investimento consideram os créditos individualmente e também a sua relação com outros riscos existentes, o que lhe permite fornecer informações qualificadas para apoiar a tomada de decisão de investidores.  

Com estratégia, design e tecnologia, concebemos e desenvolvemos para a Liberum Ratings um sistema que, além de aprimorar o core business da empresa, abre portas para a criação de novos negócios e novas fontes de receita. O novo BackOffice traz ganhos de velocidade, processamento, qualidade e escala, sendo também responsável por impulsionar a evolução do Business Intelligence na agência. 

Para conhecer esse projeto e o novo sistema BackOffice, conversamos com Décio Bapttista Santos, Co-Founder e Diretor Comercial da Liberum Ratings, e com Mauricio Bassi, Co-Founder e Diretor Técnico da empresa.

Saiba mais sobre este case no vídeo abaixo!

O desafio da Liberum Ratings

Para impulsionar sua jornada de inovação, a Liberum Ratings procurou a SoftDesign em 2021 com um desafio: criar um novo sistema core para realizar suas análises, que proporcionasse maior velocidade de processamento, aumento da capacidade de escala e melhor visualização de dados. Afinal, o sistema legado que apoiava a operação da empresa encontrava-se defasado, impedindo o crescimento da organização e o seu desenvolvimento técnico e metodológico. 

O novo sistema BackOffice foi desenvolvido pela SoftDesign e começou a ser utilizado em janeiro de 2023. A melhor velocidade de processamento contribuiu para a agilidade do trabalho e para o aumento de produtividade da operação. Além disso, a qualidade das análises também aumentou, pois a visualização dos dados tornou-se mais clara e intuitiva, beneficiando a experiência de uso dos Analistas de Crédito. 

Para Mauricio, o ganho de eficiência é essencial, mas houve também impacto na motivação das pessoas colaboradoras, afinal, sua capacidade analítica melhorou:

“A gente saiu de fazer melhor, para utilizar uma tecnologia que nos deixa a anos luz de distância de qualquer outra empresa deste ramo. Então, além de estarmos trabalhando melhor, estamos conseguindo desenvolver novas técnicas que não poderíamos desenvolver antes. Isso é muito motivante. Nossos técnicos são movidos por desafios e a ferramenta proporciona que eles se realizem, apoiando a retenção de talentos na empresa”.

Já para Décio, o BackOffice abre possibilidades de criar novas ferramentas e indicadores. “Essa Transformação Digital nos permite, além de melhorar aquilo que nós já fazíamos todos os dias, criar outras fontes de receita sem perder o foco. Ou seja, eu estou escalando o meu negócio através desse novo sistema”.

Por que trabalhar com a SoftDesign?

A Liberum Ratings havia tido experiências malsucedidas com outras empresas, que não conseguiram entender a sua atuação e compreender quais necessidades deveriam ser atendidas pelo novo sistema. Décio e Maurício perceberam que não buscavam somente um fornecedor, mas sim um parceiro de tecnologia que fosse capaz de enxergar o negócio de forma ampla. Somente assim, seria possível desenvolver o software, introduzir novas competências técnicas e contribuir efetivamente com o crescimento da empresa. 

Por isso, apresentaram sua demanda a SoftDesign e solicitaram uma proposta de solução. O objetivo era conhecer a expertise da empresa e se aproximar das pessoas que fariam parte do projeto. Uma Concepção de produto digital foi realizada e, de acordo com Mauricio: 

“Optamos pela SoftDesign porque entendemos que era uma aposta segura. Na verdade, não era mais uma aposta, era uma decisão segura, que nos trazia um alto grau de segurança”.

A Concepção do sistema BackOffice

Com o intuito de estruturar o novo sistema e planejar o desenvolvimento de software, um time composto por Product Manager, Designer e Desenvolvedor trabalhou na Concepção do sistema BackOffice. Durante quase dois meses, sessões semanais de Design Thinking foram conduzidas junto à equipe da Liberum Ratings, com a realização de pesquisas e benchmarking (análise de mercado). 

Ideação e Pesquisa

Para desenhar o novo sistema, era necessário, inicialmente, compreender o funcionamento da empresa. Por isso, o processo operacional foi revisado por meio de entrevistas com os Analistas de Crédito, que trabalham diretamente na ferramenta. Além disso, pesquisas foram conduzidas com os Sócios, a fim de compreender suas necessidades, expectativas e previsões futuras de crescimento. 

Melhorias relacionadas à velocidade de processamento dos documentos, à padronização da informação, à gestão dos dados e à escalabilidade do negócio estavam entre as principais demandas. Ainda, o time da SoftDesign também identificou a necessidade de aprimorar a navegabilidade do novo produto e de incluir funcionalidades comerciais nos processos do novo sistema, de modo a apoiar ainda mais a operação da agência. 

Planejamento e Estratégia

Com base neste processo, os requisitos funcionais e não-funcionais foram identificados, e a arquitetura do software, as linguagens de programação e bancos de dados foram definidas. Para materialização da solução e validação prévia do desenvolvimento, a UX Designer da SoftDesign criou um protótipo do BackOffice considerando jornadas e sugerindo melhorias na experiência de usuários. Ainda, fez testes de usabilidade que facilitaram a validação do produto que seria desenvolvido.  

A fim de facilitar o entendimento sobre o ciclo de vida de desenvolvimento, o backlog da solução foi estruturado e uma estratégia de releases/entregas foi desenhada. Segundo Décio, todo esse processo, além de esclarecedor, minimizou as possibilidades de erros no desenvolvimento do sistema. 

Vídeo ilustrativo da Concepção da Liberum Ratings, na ferramenta Miro. Fonte própria.

O Desenvolvimento do sistema BackOffice

O sistema legado da Liberum Ratings utilizava a linguagem de programação VBA e PHP para processar os documentos enviados pelos Fundos de Investimento. Esse sistema demorava em torno de três horas para importar os arquivos, a depender da quantidade de dados.  

Para que o novo sistema BackOffice reduzisse esse tempo a poucos minutos, dois Cientistas de Dados da SoftDesign realizaram Provas de Conceito (PoC). Desta forma, foi possível testar diferentes propostas e garantir que as soluções tecnológicas sugeridas efetivamente alcançariam o resultado esperado. 

Método

Um time multidisciplinar remoto, composto por Gerente de Projetos, Product Manager, Designer, pessoas Desenvolvedoras, Especialista BI e Tester, trabalhou no Desenvolvimento de Software, seguindo Método Ágil. Por meio da ferramenta Jira e do diálogo diário via Microsoft Teams, em um processo de total transparência, time e cliente puderam acompanhar a velocidade e a evolução do trabalho. 

Tecnologia

O time da SoftDesign optou pelas linguagens Pentaho + ETL para padronização dos dados e redução do tempo de processamento. Já para realizar cálculos de performance com rapidez e velocidade, Phyton + Spark foram utilizadas. A ferramenta de Business Intelligence Metabase foi escolhida para exibição e análise dos dados, que hoje são armazenados em banco de dados PostgreSQL. 

Vídeo ilustrativo do Sistema BackOffice em funcionamento. Fonte própria.

A Transformação Digital da Liberum Ratings

O BackOffice é o começo de uma longa jornada de Transformação Digital. A partir dele, desenvolveremos junto a Liberum Ratings outros produtos que permitam o crescimento da empresa e a criação de novas fontes de receita. Estamos motivados a apoiar a contínua escalada da 2ª maior agência de rating do Brasil, contribuindo para tornar a área financeira cada vez mais eficiente e produtiva, por meio de tecnologia.

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Estrategista Digital, especialista em Marketing Digital e Branding. É graduada em Jornalismo (UCS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Growth Marketing, Search Engine Marketing, Inbound Marketing e Content Marketing.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?