PT | EN
Publicado dia 3 de novembro de 2021

Trampeei: empregabilidade para comunidades vulneráveis

| Tempo de leitura 7 minutos Tempo de leitura 7 minutos
Trampeei: empregabilidade para comunidades vulneráveis

Simplificar a oferta e a procura de empregos para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade: essa é a principal missão do Trampeei. A plataforma será lançada no dia 6 de novembro, às 16h, na Praça da Polícia, Morro da Cruz; integrando a programação do evento Feira da Rede Comunitária do Morro da Cruz, que também contará com ações em saúde, exposições de trabalhos artesanais e oficinas educativas.

O Trampeei tem como objetivo aproximar empresas, empreendedores e trabalhadores por meio da tecnologia, encurtando processos de recolocação e promovendo novas relações de trabalho que permitam a geração de renda e o desenvolvimento de famílias e regiões. O projeto colaborativo entre a ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz e a empresa de tecnologia SoftDesign foi pensado ainda para facilitar a inclusão digital de pessoas com dificuldades de acesso à internet, para evitar investimento de tempo e dinheiro com deslocamento sem garantia de entrevistas, e para impactar diretamente a autoestima dos trabalhadores.

De acordo com a Head de Marketing da SoftDesign, Micaela L. Rossetti, o Trampeei surge da crença na transformação de vidas e realidades por meio do aprendizado, do trabalho digno e da inclusão digital. “Temos uma falsa ideia de que as redes sociais são diversas e inclusivas, mas a mais famosa rede social profissional, por exemplo, é uma plataforma que não alcança as populações mais carentes: a maioria das vagas divulgadas ali possui muitos requisitos profissionais e acadêmicos. Além disso, em alguns casos, pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade se sentem envergonhadas em compartilhar currículos com pouca experiência ou com experiência em trabalhos ‘menos valorizados’. O Trampeei foi criado justamente para que essas pessoas sejam incluídas, para que entendam sua importância e se sintam parte do mundo profissional contemporâneo”, destaca.

O Aplicativo

 O app Trampeei permite que empresas ofereçam oportunidades de trabalho, que trabalhadores cadastrem currículos e empreendedores comercializem os seus produtos e serviços. A união dessas informações torna a plataforma um hub profissional, capaz de promover conexões bilaterais de acordo com a necessidade de cada parte.

A tecnologia utilizada para o desenvolvimento garante que o aplicativo possa ser baixado na maioria dos celulares. Segundo Bruna Ricardo, Product Owner da SoftDesign, durante a etapa de pesquisa na concepção do produto digital foi identificado que o acesso à internet é bastante limitado entre os moradores da comunidade do Morro da Cruz. “A maioria do público-alvo não possui rede wifi, ou seja, o acesso à internet ocorre por meio das redes 3G ou 4G. Ainda assim, o sinal é muito fraco. Por isso, pensando nesse cenário, precisávamos desenvolver um app fácil de baixar e que não consumisse muitos dados móveis”, explica.

Bruna ressalta que a possibilidade de incluir um chat dentro do aplicativo também foi cogitada no início do desenvolvimento. Entretanto, foi concluído que para os usuários do Trampeei seria mais fácil incluir uma integração com o WhatsApp: primeiro porque os moradores já estão familiarizados com ele e segundo, porque muitas operadoras de telefonia disponibilizam o aplicativo de mensagens dentro da franquia contratada, ou seja, a sua utilização não gera custo adicional.

A usabilidade ainda foi pensada para aprimorar a experiência dos usuários. “Desenvolvemos um aplicativo que tem o formato de feed, com permissão para criar publicações, assim como as redes sociais mais conhecidas. Usamos essa referência para facilitar o uso e tornar a interface mais amigável para as pessoas”, explica Bruna.

Trampeei - SoftDesign | ONG Coletivo Autônomo

Aplicativo Trampeei. Fonte: SoftDesign.

O Portal das Empresas

O Portal das Empresas é uma segunda opção para as organizações, e visa favorecer a gestão de vagas. Por meio dele é possível criar uma conta empresarial para cadastrar oportunidades pelo computador, sem a necessidade de utilizar o aplicativo. O trampeei.com.br foi pensado para facilitar o trabalho das áreas de Recursos Humanos das empresas, que muitas vezes divulgam as mesmas vagas em diferentes plataformas de recrutamento e seleção.

O projeto está aberto a parcerias: empresas que queiram divulgar suas vagas na plataforma já podem fazê-lo, e podem contatar a SoftDesign para saber mais. De acordo com Micaela, “as organizações que divulgam vagas no Trampeei passam a fazer parte de uma iniciativa social, se aproximando de comunidades carentes. Além disso, contratar trabalhadores que vivem em zonas de vulnerabilidade social é também uma forma de engajar colaboradores e promover diversidade e inclusão empresarial”.

Trampeei (2) - SoftDesign | ONG Coletivo Autônomo

Portal da Empresas, Trampeei. Fonte: SoftDesign

A primeira comunidade beneficiada

O Morro da Cruz é uma comunidade popular que engloba os bairros São José, Vila João Pessoa e Coronel Aparício Borges, em Porto Alegre. Localizada a 9km do centro da cidade, a região é acompanhada regularmente pelo Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, ocupando a posição 581 entre um total de 722 locais.

De acordo com o IBGE (2010), 5% dos domicílios do Morro da Cruz são considerados indigentes – seus moradores sobrevivem com ¼ de salário mínimo por pessoa; e 20% estão em situação levemente melhor – cuja renda per capita é de meio salário mínimo. Entretanto, esses são dados oficiais que não contabilizam as áreas irregulares: para o IBGE, por exemplo, a população do local é de 16.000 pessoas, enquanto estima-se que sejam na verdade em torno de 40 mil.

Morro da Cruz - SoftDesign

Morro da Cruz, vista da cidade de Porto Alegre. Fonte: SoftDesign.

Desde 2015, o Coletivo Autônomo atua no Morro da Cruz desenvolvendo projetos educativos para crianças e jovens. Sob o comando da antropóloga Lucia Scalco, a ONG sempre teve como foco construir projetos em resposta aos problemas das famílias. “Inicialmente, nós trabalhamos muito fortemente com as crianças da comunidade, no turno inverso ao da escola. Durante a pandemia de Covid-19, escutando as demandas das famílias e antevendo toda a crise que estamos vivendo de empregabilidade, decidimos criar uma série de iniciativas no sentido de auxiliar na qualificação dos adultos e no alcance de empregos. Realizamos oficinas pedagógicas, aulas de informática, e agora estamos criando o Trampeei: uma ferramenta tecnológica que visa unir demandas de empresas às necessidades das pessoas da comunidade, buscando trazer maior qualidade de vida e incentivar o desenvolvimento local”.

A parceria já existente entre a ONG e a SoftDesign tornou o projeto realidade: um time de profissionais experientes e trainees (jovens aprendizes) concebeu e desenvolveu a plataforma ao longo de 2021. Para o CEO da empresa, Osmar A. M. Pedrozo, o Trampeei é um projeto de inclusão que está alinhado com o propósito da SoftDesign: incentivar a busca por conhecimento e evolução profissional. “O aplicativo foi desenvolvido pela nossa turma de trainees, composta por jovens talentos em início de carreira, que tiveram a oportunidade de adquirir novas competências por meio de uma iniciativa social que irá melhorar a vida de muitas pessoas. Esperamos que o Morro da Cruz seja só o início e que outras comunidades no Brasil também possam fazer uso do app em um futuro próximo”, ressalta.


Venha participar conosco do lançamento do Trampeei. O evento será aberto ao público!

Se não puder comparecer, acompanhe pelo nosso Instagram @softdesignbrasil

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?