PT | EN

ToolBox Wall na Comunidade de Produto

Por 22/03/2019 22/04/2024 2 minutos

No último dia 12 de março, a Comunidade de Prática de Produto da SoftDesign se reuniu para discutir as práticas da área, trocar conhecimento e trabalhar na evolução da disciplina. O grupo, composto pelos Product Owners e Product Managers da Empresa, realizou a dinâmica ToolBox Wall, na qual cada indivíduo pôde identificar sua relação com uma lista de ferramentas, indicar aquelas que recomendava (ou não), e pontuar as que gostaria de exercitar mais.

Técnicas usadas na concepção de produtos, formas de priorização, métodos para criação de backlogs e métricas e técnicas para sua gestão foram algumas das práticas discutidas. Sugestões em relação a utilização do Elevator Pitch, do INVEST e da Sprint Review ganharam destaque.

Se você é Product Manager, Product Owner, ou tem interesse em Produto, compartilhamos abaixo alguns insights originados no encontro:

Elevator Pitch

O objetivo dessa ferramenta é resumir a proposta de valor de um produto em uma frase. Muitos se enganam ao pensar que o Elevador Pitch serve somente para pitch relacionado a investidores. Na verdade, ele é uma ferramenta simples e poderosa que permite que os envolvidos consigam focar-se no mais importante e também possam verificar a qualidade da coesão do time. Afinal, para resumir uma proposta de valor em uma frase, é realmente necessário compreender a essência da ideia – e aí, as frases podem ser comparadas e os diferentes entendimentos confrontados.

INVEST

Acrônimo para um conjunto de critérios que definem um bom item de backlog, INVEST significa Independent, Negotiable, Valuable, Estimateable, Small e Testable. Ele é uma ferramenta muito importante pois pode ser o ponto de partida para uma boa Definition of Ready. A sugestão é que o INVEST seja usado pelo PO durante todo o processo de refinamento.

Sprint Review

Entre as cerimônias do Scrum, a Sprint Review pode ser uma das mais difíceis de ter seu propósito alcançado. De acordo com o Scrum Guide, seu objetivo é de inspecionar o incremento da sprint e adaptar o backlog; no entanto, é comum vermos times que não entendem direito seu real significado e transformam tal cerimônia em uma reunião de status report. É importante resgatar o foco no Produto e fomentar uma discussão participativa sobre o funcionamento do mesmo, sobre o verdadeiro valor da entrega e sobre as estratégias que atribuam evolução ao desenvolvimento.

Foto do autor

Karina Hartmann

Karina é especialista em Inovação e Produtos Digitais, dedicando-se à concepção de novos negócios e soluções tanto para startups quanto para grandes empresas. Na SoftDesign, atua ainda como Líder em Product Management. Com mais de 15 anos atuando na área de Tecnologia, já desempenhou papéis variados, incluindo gerência de projetos, análise de sistemas, programação Java e melhoria de processos. É Mestre em Administração pela UFRGS, onde estudou métodos de desenvolvimento de produtos digitais inovadores. É Bacharel em Matemática Aplicada e possui pós-graduação em Governança de TI e Digital Business. Além disso, detém certificações CSM, PMP e CFPS.

Posts relacionados

18 de junho de 2024

Empresa de software: como escolher a melhor para o seu negócio

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

3 de abril de 2024

Como produtos financeiros transformam a experiência do usuário

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

1 de abril de 2024

TDC Summit Inteligência Artificial: insights da edição 2024  

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?