PT | EN
Publicado dia 11 de julho de 2018

Protractor: testes automatizados

| Tempo de leitura 1 minuto Tempo de leitura 1 minuto
Protractor: testes automatizados

O Protractor é uma ferramenta simples e de fácil aprendizado, utilizada para automatização de testes. Aqui na SoftDesign, a utilizamos pois ela é otimizada para Ionic, software de desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos, e Angular, framework JavaScript.

Vantagem

A vantagem do Protractor frente a outras ferramentas, como o Selenium por exemplo, é que ele entende quando o aplicativo acabou de carregar e já começa a executar os testes, sem haver necessidade de inserir esse comando na programação. Os testes dele são escritos utilizando JavaScript ou TypeScript.

Automatização

Para explicar a automatização de testes com Protractor, criamos um e-book onde constam as ferramentas, configurações e exemplos de testes. Nele também está disponível o link do GitHub com as fontes utilizadas no exemplo.

Esperamos, assim, esclarecer um pouco mais sobre esse mundo de testes com Protractor. Até porque, se nós (desenvolvedores) entendemos sobre ferramentas de testes, podemos deixar os elementos do código já mapeados e, consequentemente, auxiliar o trabalho do tester.

Foto do autor

William Bartz

Desenvolvedor com experiência em diversas tecnologias. Curioso por natureza, está sempre se aventurando em novas tecnologias, acredita que conhecimento nunca é demais e que não importa o quanto se sabe, sempre existe algo novo para aprender. Entusiasta de golang e de desenvolvimento de jogos.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?