PT | EN

SXSW 2023: O Que Você Não Pode Perder

Por 10/03/2023 22/04/2024 6 minutos

A partir de hoje, irei participar pela primeira vez do evento SXSW, realizado na cidade de Austin, no estado do Texas (EUA). O South by Southwest é uma junção anual de festivais e conferências de cinema, mídia interativa e música. Geralmente realizado em meados de março, o evento atrai um público diversificado de indústrias, incluindo entusiastas de cinema e música, líderes empresariais, inovadores de tecnologia e profissionais criativos.

A programação do SXSW apresenta uma ampla gama de atrações, incluindo apresentações principais, painéis de discussão, oficinas, exibições de filmes, show cases de música e muito networking. Além disso, o evento também ficou conhecido por seu foco em inovação, criatividade e tendências emergentes, tornando-se um centro para a exibição de novas ideias, produtos e talentos.

Entretanto, apesar de disponibilizar aplicativos com boa usabilidade e um site repleto de informações, organizar uma agenda e selecionar palestras, ações e atividades é uma missão realmente desafiadora. Afinal, são centenas de oportunidades e novidades para assistir, participar e conhecer.

Pensando nisso, dentre tudo que há no evento, estruturei uma agenda com temas que tenho interesse de conhecer cada vez mais como, por exemplo, Liderança, Futuro do Trabalho, Marketing, Inteligência Artificial (IA), Música (veja New Order!), entre outros. A seguir, compartilho com você destaques do que considero imperdível na edição 2023 do SXSW, que ocorre até o dia 19 de março.

The Future of Work is NOW: Disruption, Equity, and Jobs

Nesta sessão que ocorre hoje, Chris Hyams, CEO da Indeed, falará sobre o futuro do trabalho. Temas como ChatGPT, veículos autônomos, pandemia, inflação e recessão estarão no centro do debate. Hyams, também falará sobre disrupção e a equidade no ambiente profissional.

Brand Building & Storytelling in the Digital Age

Outro debate importante que ocorre nesta sexta-feira é sobre construção de marca e storytelling na Era Digital. Para falar sobre esse tema, o SXSW reuniu um time de especialistas: Upasna Gautam (CNN), Hitha Palepu (Rhoshan Pharmaceuticals), Aparna Shewakramani (Netflix) e Snigdha Sur (The Juggernaut).

Neste painel, mulheres líderes irão compartilhar como aproveitam as plataformas digitais para construir marcas com impacto positivo. Cada vez mais as pessoas querem compartilhar suas visões de mundo e personalidades também no ambiente de trabalho. Pensando nisso, nesse encontro saberemos como o storytelling e os meios digitais nos ajudam a construir marcas pessoais mais autênticas.

OpenAI Co-founder on ChatGPT, DALL·E, and the Impact of AI

É claro que um dos assuntos mais comentados deste ano não poderia ficar de fora da programação do SXSW. A Inteligência Artificial veio para ficar e é sobre isso que Greg Brockman, Presidente e Co-Founder da OpenAI, e Laurie Segall, CEO da Dot Dot Dot Media, irão debater.

Nesta sessão, os speakers também devem abordar as barreiras éticas que acompanham essa nova era de inovação. Uma atração imperdível, afinal, não é todo dia que podemos ouvir de perto os principais líderes por trás das ferramentas DALL·E e ChatGPT, que representam alguns dos avanços mais atuais em IA.

Solving Real World Problems with Tech Innovation Meet Up

Para encerrar a programação do primeiro dia, sugiro o Meet Up com Frances Jordan (Rifeline) e Bailey Steinhauser (Valkyrie Intelligence), que pretende reunir trabalhadores de tecnologia e líderes sociais. Esse encontro irá abordar o potencial da tecnologia como agente de impacto social, e como a mesma pode ser utilizada para resolver problemas urgentes do mundo.

Artificial Intelligence, Voice, & Robotics Technologies

Já no dia 11, cinco empresas participam de uma audiência ao vivo, composta por jurados que irão avaliar pitchs de novos produtos e serviços. Os vencedores das categorias Inteligência Artificial, Voz e Tecnologia Robótica serão anunciados na cerimônia de premiação SXSW Pitch, que será realizada neste domingo. Uma oportunidade única para startups em fase inicial encontrarem investidores para suas soluções digitais disruptivas.

Fall in Love with the Problem, Not the Solution

Neste sábado, o Co-Founder da Waze, principal aplicativo de transporte e navegação do mundo, falará sobre empreendedorismo com o objetivo de inspirar fundadores, gerentes e times de tecnologia a construírem suas próprias soluções. Uri Levine irá compartilhar insights de sua jornada profissional, que levou suas empresas ao sucesso.

10 Breakthrough Technologies of 2023

Outra sugestão imperdível para o dia 11 é o painel liderado por Elizabeth Bramson-Boudreau, CEO & Publisher da MIT Technology Review, que irá compartilhar uma lista de tecnologias inovadoras que irão impactar a forma como iremos viver e trabalhar no futuro. Uma excelente oportunidade de buscar informação e vantagem competitiva para os negócios.  

The Future of Global Democracy

No terceiro dia de SXSW, a escalada da violência política global estará no centro da discussão sobre o aumento do autoritarismo e do extremismo ao redor do mundo. O debate liderado por Nancy Pelosi, política norte-americana, e Evan Smith, Co-Founder da Emerson Collective, irá abordar como esses fatores representam uma ameaça à democracia. Um momento importante para compreender o que podemos esperar do futuro da nossa sociedade globalizada.

SXSW: Inovação, Arte e Tecnologia

Além das atividades citadas acima, também sugiro os painéis The AI-Powered Future of Creativity e Open Innovation: Breaking The Default Together, que ocorrem respectivamente no dia 12 e 14 de março. Como citei no início desse artigo, o SXSW reúne uma ampla gama de atrações que vão além dos conhecimentos técnicos. Assista o trailer oficial do evento para compreender melhor esse universo.

Outro destaque é a programação artística, onde também temos a oportunidade de vivenciar o universo da música e do cinema. Para encerrar minha lista de sugestões, recomendo a apresentação do New Order, uma das bandas mais influentes dos nossos tempos.

Se você quiser acompanhar tudo o que acontece no SXSW, siga nosso perfil no Instagram: @softdesignbrasil. Lá iremos compartilhar os melhores momentos da edição 2023.

Foto do autor

Osmar A M Pedrozo

CEO da SoftDesign. Mestre em Administração pela UFRGS. Professor de Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da PUCRS, Unilasalle e UCS. Desde 1992 trabalhando com Tecnologia da Informação.

Posts relacionados

14 de dezembro de 2023

5 Tendências Tecnológicas Para Inovar em 2024

    Inovação
Saber mais

23 de novembro de 2023

Impactos da Inteligência Artificial em Produtos Digitais

    Inovação
Saber mais

13 de novembro de 2023

4 Razões Imperdíveis Para Participar da Web Summit 2023

    Inovação
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?