Loading Softdesign

Pacotes de NPM

Ernani Ely Jr
por Ernani em 26/08/2019
3 minutos de leitura

Storybook, Monorepo e Lerna são alguns termos que ouvimos no universo do desenvolvimento frontend. A seguir, entenda o que são pacotes e conheça ferramentas que te ajudarão a lidar com eles em um projeto de desenvolvimento de software.

Pacotes

Os pacotes, no contexto do Node.js, são módulos ou bibliotecas que podem ser instalados para que sejam utilizados. Esses módulos podem ser fragmentos de tela, botões ou até mesmo classes. Além disso, eles podem conter desde uma funcionalidade simples até um framework completo.

NPM

O Node Package Manager (NPM) é o gerenciador e o repositório dos pacotes. O NPM foi criado em 2009 para ajudar os desenvolvedores a publicar e reutilizar pacotes JavaScript de código aberto. É possível obter pacotes no NPM e também disponibilizar seus próprios pacotes.

Storybook

O storybook é uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento de componentes de maneira isolada, o que garante que eles funcionarão independentemente do contexto em que forem inseridos. Além disso, ela serve como catálogo e documentação para o desenvolvedor saber quais componentes estão disponíveis para serem utilizados em seu projeto. Isso evita que o desenvolvedor crie um componente que alguém já tenha criado. 

Monorepo

É um conceito de organização de repositórios. Trata-se de um local de armazenamento que contém vários projetos pequenos e que estão relacionados, seja pela área de negócio ou pela tecnologia. Caso você esteja desenvolvendo vários pacotes em uma aplicação, é possível integrá-los de forma contínua com um monorepo.

Lerna

Lerna é uma ferramenta para apoiar o uso de monorepos para pacotes NPM. Ela oferece uma interface de linha de comando que facilita a orquestração desses pequenos pacotes e, com poucos comandos, é possível compilá-los e publicá-los. As ações que cada um deles deve realizar são feitas de forma automatizada pela própria ferramenta.