- Desenvolvimento de Software
Você sabe o que significa Data Mining, BI e Big Data? Abaixo nós esclarecemos esses termos relacionados à análise de dados.
Atualmente, é essencial que as empresas olhem para os seus números e realizem análise de dados a fim de avaliar ações já feitas e pensar estrategicamente no futuro. Mas, você sabe qual é a diferença entre Big Data, BI e Data Mining?
Pois é comum que existam confusões quando utilizamos esses termos, visto que todos referem-se a mesma atividade; porém, cada um possui características específicas. Por isso, vamos esclarecer as diferenças entre eles e, assim, você pode optar pelo que mais faz sentido para a sua empresa, de acordo com as perguntas que quer responder.
Data Mining, ou Mineração de Dados, é uma expressão ligada a reunião e organização de dados em busca de padrões, associações, mudanças e anomalias relevantes – como pontos cegos da gestão. Ela propõe a correlação de uma pequena quantidade de dados, estruturados em planilhas ou banco de dados relacionais, a fim de adquirir conhecimento benéfico para a empresa. Usando inteligência computacional, permite prever fatores relevantes ao negócio em pequena escala e exige que o profissional de gestão trabalhe em colaboração com cientistas da informação para entregar relatórios de recomendação. Por meio do Data Mining, aparecem novos indicadores de análise para o BI.
O termo Bussiness Inteligence (BI), ou inteligência de negócios, diz respeito a metodologias, processos, estruturas e tecnologias responsáveis por transformar dados brutos em informação útil para a tomada de decisão. O BI monitora o desempenho dos indicadores das operações – tais como preço, valor, custo total, entre outros – por meio de uma grande quantidade de dados estruturados em planilhas ou banco de dados relacionais. Ele analisa o passado da empresa e exige um profissional de gestão que interprete as informações para entregar gráficos consolidados conhecidos como dashboards.
O Big Data, por fim, é o Data Mining em grande escala. Seu objetivo é gerar conhecimento de gestão, baseando-se em inteligência computacional e em uma análise contínua. Seus dados são provenientes de bancos de dados como o NoSQL ou TripleStores e, em grande quantidade, permitem prever fatores relevantes ao negócio por meio da inteligência computacional. Assim como o Data Mining, o Big Data exige que o profissional de gestão trabalhe em colaboração com os cientistas da informação para entregar painéis de controle com indicadores preditivos e recomendações estratégicas.
Ainda com dúvidas sobre análise de dados? Entre em contato conosco!
Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.