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SoftDesign no Vale do Silício: O que esperar do Product Marketing Summit 2023? 

Por 12/09/2023 22/04/2024 4 minutos

O Product Marketing Summit é uma série anual de eventos que acontece em 15 cidades do mundo, com a missão de elevar o papel de product marketing managers no mercado, trazendo aprendizado, engajamento e inspiração para os profissionais da área. Cada Summit conta com aproximadamente 500 participantes e 60 palestrantes. 

A série de eventos é uma iniciativa da Product Marketing Alliance, fundada em 2019 e parte da The Alliance, uma plataforma de desenvolvimento profissional para organizações e profissionais, que oferece cursos credenciados e certificações, além dos summits. 

Neste ano de 2023, estarei presente no Product Marketing Summit San Francisco (California, EUA), empolgada para as trocas entre as pessoas que trabalham como PMMs especialmente em empresas do Vale do Silício, e seus cases de sucesso, desafios e aprendizados. E em função dos Summits ocorrerem em diversos lugares do mundo, os eventos são menores e propícios para trocas e discussões profundas. 

Grandes nomes e empresas nos esperam 

A agenda do Product Marketing Summit San Francisco 2023 é diversa e é possível escolher entre talks de inovação do palco principal, workshops e sala de discussões interativas. Mensagem e posicionamento terão grande peso na agenda do Summit San Francisco, além de temas como a interação entre Product Managers e Product Marketing Managers (PMMs) para construção de produtos de sucesso, métricas de sucesso para PMMs, storytelling, sales enablement, estratégias de go-to-market, perfil de cliente ideal, entre outros. 

E, para liderar os temas, o evento conta com grandes nomes da área como April Dunford, CEO da Ambient Strategy, referência em posicionamento de produto e autora do livro Obviously Awesome, Emma Stratton, Founder da Punchy, empresa especialista em mensagem para empresas de tecnologia B2B e Jon Rooney, vice-presidente de marketing de produto na Unity, uma das plataformas líderes no mundo para criação e operação de conteúdo interativo 3D em tempo real. 

É claro que um dos pontos que torna o evento mais especial ainda é ouvir de perto as histórias e experiências de pessoas que estão inseridas em empresas que muitas vezes fazem parte do nosso dia-a-dia e que não temos acesso com facilidade, como SurveyMonkey, Atlassian, Marqeta e Twilio – que terão seus PMMs representando e palestrando no Product Marketing Summit San Francisco. 

Posicionamento e mensagem tomando seu espaço 

Muito tem se falado, especialmente no último ano, sobre mensagem e posicionamento de produto, as diferenças entre os temas, suas definições e, principalmente, a importância de se ter um posicionamento definido e uma mensagem clara para que possamos lançar produtos que sejam facilmente compreendidos e lançados para o público certo.

O Product Marketing Summit San Francisco reflete essa importância trazendo, com bastante força no primeiro dia do evento, palestras que abordam os temas. Emma Stratton já vem com tudo pela manhã com “como escrever mensagens humanas”, onde, por meio de exemplos reais e estudos de caso, promete ensinar como se transmite mensagens complexas de produtos digitais, de forma simples e humana. Além da sua palestra, Emma vai conduzir um workshop de mensagem, onde os participantes colocarão a mão na massa, com cases próprios, contando com o apoio da expert em messaging. 

Também no primeiro dia do evento, Julien Sauvage traz a discussão sobre o que é necessário para definir o posicionamento de um produto. Certamente já vai preparar os participantes para a sessão aberta “ask me anything” que acontecerá no dia seguinte com April Dunford, o grande nome quando falamos em posicionamento de produto. 

PPMs: empoderamento, conhecimento, crescimento 

Um dos grandes ganhos esperados do evento é o empoderamento, troca real de conhecimento entre PMMs e crescimento da área – que não é tão nova assim no mercado, mas que é bem menos conhecida do que poderia e deveria ser. 

E eventos como o Product Marketing Summit San Francisco apoiam a disseminação da importância do marketing de produto, nos tornando mais fortes e firmes, nos empoderam com conhecimento e aprendizado e nos dão ainda mais certeza sobre a necessidade e importância dessa área quando um produto digital é desenvolvido. O marketing de produto não é acessório, é parte essencial.  

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Pâmela Seyffert

Content Marketing Analyst na SoftDesign. Jornalista (UCPEL) com MBA em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (Universidade Nova de Lisboa). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

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