Loading Softdesign

SoftDesign no Gramado Summit 2019

Micaela L. Rossetti
por Micaela em 07/08/2019

De 31 de julho a 2 de agosto, participamos como expositores do Gramado Summit, maior evento de startups do Brasil. Durante três dias intensos, pudemos apresentar a SoftDesign, conhecer muita gente legal e trocar ideias sobre novos negócios e soluções digitais.

A edição deste ano, que foi a terceira do evento, aconteceu no Serra Park – Centro de Feiras e Eventos, em Gramado, e reuniu mais de quatro mil participantes. Além desses, dezenas de palestrantes se revezaram entre os três palcos do evento – Getnet, Share e Comunidade – para compartilhar conteúdos sobre comunicação, marketing, inovação, empreendedorismo, inclusão e transformação digital.

Diversidade é a palavra de ordem

Entre as coisas que chamaram a nossa atenção no Gramado Summit está a pluralidade de cidades presentes no evento. Desde localidades do Rio Grande do Sul – como Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, São Leopoldo e Porto Alegre – até participantes provenientes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia e Espírito Santo. Também tivemos a oportunidade de conversar com um francês que estava no evento divulgando suas câmeras 360º e conhecendo a Serra Gaúcha.

Nas áreas de mercado, a multiplicidade também foi predominante. Setores de transporte (rodoviário e aviação), financeiros, industriais, de educação, comunicação e marketing se misturaram em um grande brainstorming focado na resolução de problemas e na melhoria de vida, tanto dos colaboradores de uma determinada empresa, como da população em geral. A maioria dos negócios presentes, apoiados em bases tecnológicas e buscando a inovação, o que demostra a crescente importância da área de TI nos dias atuais.    

Ideias e resoluções de problemas

O Gramado Summit se apresenta como importante espaço de fomento ao ecossistema mercadológico do país. A possibilidade de reunir investidores, startupeiros e profissionais de diversas áreas em um mesmo local e promover tal networking nos mostrou que há muita gente preocupada com a utilização da tecnologia em prol da qualidade de vida e de outros temas tão importantes como desigualdade social e meio ambiente.

Foi muito gratificante receber clientes e parceiros no nosso estande, assim como poder falar sobre como atuamos na concepção, design e desenvolvimento de aplicativos, plataformas e sistemas, sempre com foco na resolução de problemas. Evidenciamos nosso posicionamento, apoiado na construção de bons produtos digitais com as tecnologias adequadas, na qualidade técnica, no método ágil de desenvolvimento e no UX Design, e nos apresentamos como possíveis parceiros de startups, scale-ups e empresas consolidadas.

Nas palavras do nosso CEO, Osmar A. M. Pedrozo, “nós, como SoftDesign, entendemos que o nosso amplo conhecimento na área de tecnologia tem um valor enorme para as pequenas iniciativas. Não são muito diferentes as tecnologias que utilizamos com grandes clientes ou com startups. O que é diferente é a forma de trabalho, pois o startupeiro normalmente está muito envolvido com o produto, estabelecendo um processo de confiança mais rápido e conseguindo tomar decisões de forma mais desburocratizada. Isso nos dá uma sensação muito boa de entrega, de trabalho cumprido, que é diferente de projetos maiores de grandes empresas que podem levar muito mais tempo para serem efetivamente implementados. E o mais interessante é que é uma via de mão dupla: assim como levamos a nossa experiência com grandes empresas para as startups, aplicamos o nosso aprendizado e esse ar inovador resultante do trabalho com as startups nas grandes empresas que precisam se renovar, adaptar e transformar digitalmente. É muito gratificante promover esse tipo de troca e aprender muito durante esse processo”.

Obrigado Gramado Summit! Nos vemos em 2020!