- Inovação
Nas últimas décadas, diversos ecossistemas de inovação têm surgido ao redor do mundo. O Vale do Silício talvez seja o mais conhecido deles: uma região geográfica na Califórnia (EUA), famosa por abrigar algumas das maiores empresas de tecnologia existentes. A potência transformadora de comunidades que utilizam um mesmo espaço para colaborar, trocar conhecimentos e fazer negócios é a razão de existir do Instituto Caldeira, hub de inovação que conecta pessoas e iniciativas para fazer mudanças concretas e positivas no estado do Rio Grande do Sul.
A SoftDesign passou a fazer parte da Comunidade Caldeira no mês de julho, unindo-se a mais de 300 empresas e 700 startups em um espaço de 22 mil metros quadrados, que abriga ainda salas de reunião, coworking, local para eventos e arquibancada. Nosso objetivo é nos aproximar ainda mais do ecossistema de inovação do país, para absorver e promover novos conhecimentos e conexões.
O Instituto Caldeira é fruto de uma iniciativa privada que reuniu 42 empresas para fomentar o ecossistema de inovação no estado. Sua missão é promover inovação e empreendedorismo por meio de quatro hélices: poder público, empresas, startups e organizações. Tal comunidade, criada por meio da conexão entre pessoas e negócios, é o principal pilar da instituição.
De acordo com Letícia Gedrat, Comunity Manager do Instituto Caldeira, a ideia é gerar valor através dos relacionamentos que a comunidade promove.
“Quando falamos em comunidade, a entendemos como uma gama muito variada de players que podem circular no espaço, uma diversidade grande de segmentos que podem gerar possibilidades de conexão, troca e negócios. Nós percebemos que, principalmente quando estamos falando em uma perspectiva de nova economia, para poder transformar o estado e aquecer a nossa economia local, precisamos de possibilidades de inovação. E a inovação necessita de diversidade de temas, de projetos, de assuntos variados para acontecer.”
A ideia central é possibilitar o desenvolvimento mútuo, apoiado na colaboração para resolução de problemas comuns a diversos negócios. Essas redes permitem a transformação do estado. “Aquecendo a economia, paramos de perder talentos para São Paulo, Rio de Janeiro e até outros países. A palavra comunidade tem muito desse centro gravitacional no qual orbitam diversos players e pessoas apaixonadas por esse assunto” complementa Letícia.
Para incentivar a conexão e promover o conhecimento entre os membros, o Instituto Caldeira conta com Programas variados. São eles: Ebulição Startups, GoGlobal, Caldeira Sessions, Caldeira Meetup, Conecta, Caldeira Pitch e Caldeira MVP.
Além disso, o Instituto ainda abriga o Campus Caldeira, um hub que conecta novos talentos, instituições educacionais, poder público e entusiastas para a formação um ecossistema competitivo e inclusivo. Seu intuito é encontrar, formar e conectar novos talentos digitais com oportunidades de trabalho e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul.
No último mês, nossas pessoas colaboradoras passaram a frequentar o Instituto Caldeira e participar dos variados eventos oferecidos. Para Osmar A. M. Pedrozo, CEO da SoftDesign, o ingresso da empresa no ecossistema confirma o alinhamento de valores entre a empresa e a instituição:
“A inovação é fruto da pesquisa, do fomento ao conhecimento, da colaboração e da cocriação. O propósito do Instituto Caldeira é ser o ecossistema para a construção desta inovação para o RS. E, por entender destes valores e compartilhar destas ideias, que participar da comunidade Caldeira é para nós uma consequência.”
Segundo Letícia, a entrada de novas empresas na comunidade é motivo para comemoração, pois cada negócio é um universo à parte. “Ninguém, sozinho, é um ecossistema de inovação: esse é uma coisa maior que abriga muitos atores engajados, entre eles o Instituto Caldeira. Em outra perspectiva, é como se fossemos um bioma que reúne diversos ecossistemas, pois o espaço proporciona a fusão de empresas com suas próprias culturas, desafios, realidades e objetivos. Quanto mais pessoas fazendo parte, mais solidificamos a lógica de conexão e geração de valor”.
Para celebrar o ingresso na Comunidade, usaremos o espaço para apresentar às nossas pessoas colaboradoras e clientes o nosso novo posicionamento estratégico. No dia 26 de agosto, lançaremos a nova marca da SoftDesign no Espaço Caldeira, em comemoração aos nossos 25 anos de história e ao começo de uma nova era.
Vida longa ao Instituto Caldeira! Vida longa a nossa parceria!