SoftDesign + Gramado Summit 2022: Inovação Em Foco

Tempo de leitura: 9 minutos

Durante a nossa imersão na Gramado Summit 2022, encontramos um cenário inspirador que consagrou a retomada das grandes feiras de negócios no Brasil. Entre os dias 6 e 8 de abril, mais de seis mil pessoas circularam pelo Serra Park, em Gramado, onde investidores, empreendedores e profissionais refletiram sobre o futuro do mercado nacional. Na edição 2022, a maior da história, a SoftDesign integrou o time de Patrocinadores Premium, com a missão de fortalecer o ecossistema brasileiro de startups.

No artigo a seguir, abordaremos os principais destaques da nossa participação no Festival do Futuro. Ao longo de três dias, a equipe da SoftDesign expandiu conhecimentos e buscou novas parcerias. Também marcamos presença no Palco Principal, onde o nosso CEO, Osmar A. M. Pedrozo, palestrou sobre Design, Agilidade e Tecnologia para Negócios Digitais. Além disso, participamos de um bate-papo sobre inovação, empreendedorismo e startups no estande da Silva Lopes Advogados, Patrocinador Master do evento.

Pavilhão Central da Gramado Summit 2022. Fonte: Gramado Summit.

Highlights do Estande da SoftDesign

Sediada em Porto Alegre e com atendimento e presença global, a SoftDesign já soma quase 25 anos de experiência, criando soluções digitais que simplificam o dia a dia das pessoas. Nossa missão é entregar produtos que serão usados, amados e que gerem valor, por isso, participar e patrocinar eventos que impulsionam a inovação é tão importante para nós.

Na Gramado Summit 2022, a equipe da SoftDesign teve a oportunidade de interagir com empreendedores dos quatro cantos do país. Como Patrocinadores Premium, garantimos espaço para apresentar a empresa, nosso método e serviços de Concepção, Desenvolvimento de Software, Consultoria e Outsourcing.

Milhares de pessoas passaram pelo nosso estande, localizado no Pavilhão Central da feira e, centenas de empreendedores participaram do sorteio de uma Concepção. Nesse serviço, exploramos ideias, entendemos melhor os usuários, identificamos funcionalidades e escolhemos tecnologias, antes de dar início à etapa de Desenvolvimento de Software.

Para Rubem Muller, Executivo de Negócios Digitais da SoftDesign, a Gramado Summit é um evento muito importante, onde temos a oportunidade de compartilhar experiências, além de abordar de forma mais profunda os pilares que guiam a empresa: Design, Agilidade e Tecnologia. “Essa troca de informações é muito rica e nos permite contribuir para a evolução do ecossistema”, ressalta.

De acordo com o Business Development Representative da SoftDesign, Thiago Turban, um número expressivo de participantes da Gramado Summit 2022 disse estar enfrentando dificuldades na área de User Experience (UX). “A Soft pode auxiliar a sanar esse problema com a Concepção ou com uma Consultoria em UX Design, por exemplo. Nesse último serviço, diagnosticamos problemas de usabilidade e sugerimos melhorias que podemos executar ou que podem ser realizadas pelo time do cliente”.

Estande da SoftDesign na Gramado Summit 2022. Fonte: Gramado Summit.

A Inovação é Digital

O CEO da SoftDesign, Osmar A. M. Pedrozo, integrou o time de palestrantes do Palco Principal da Gramado Summit 2022. Com o objetivo de influenciar o público a pensar sobre a importância da inovação para a sobrevivência de startups e empresas consolidadas, o tema escolhido foi Design, Agilidade e Tecnologia para Negócios Digitais.

Pedrozo ressaltou em sua palestra que todos os participantes da feira possuem algo em comum: estão vivenciando uma pressão por inovação. “Todo mundo está pressionado por inovar, pois sabemos que caso nossas empresas não inovem, não criem boas experiências e bons produtos e serviços, nos tornaremos irrelevantes. Estamos constantemente preocupados com a concorrência, mas é preciso manter a calma para construir estratégias e posicionamentos”.

A pandemia de Covid-19 impulsionou a inovação por meio da tecnologia. Com isso, as empresas começaram a criar produtos digitais escaláveis. De acordo com o CEO da SoftDesign, está cada vez mais claro que a inovação escalável é digital e empresas que não se adaptam a esse cenário e não conseguem amadurecer no meio digital, correm sérios riscos de deixarem de existir.

Um dos pontos positivos oriundos dessa mudança é que usar tecnologia em negócios digitais nos permite atingir um grande grupo de pessoas, empresas e consumidores. Mais, nos permite criar experiências. “Como empresário, tenho visto muita confusão em torno do conceito de inovação. Por isso, é importante esclarecer que inovação é um desafio que traz incertezas e riscos. Entretanto, isso não significa que precisamos inovar de forma caótica”, aconselha.

CEO da SoftDesign, Osmar A. M. Pedrozo, palestrou no Palco Principal da feira. Fonte: Gramado Summit.

Você está convivendo com incertezas onde não precisa?

Existem três pilares que podem e devem nos apoiar no processo de inovação: Design, Agilidade e Tecnologia. Para Pedrozo, Design não é sobre beleza, é sobre entender os usuários e o problema e, a partir disso, propor e testar soluções que gerem valor. “O Design coleta informações do mundo real, testa ideias bem cedo e faz uso de técnicas que nos permitem descobrir e validar hipóteses. Lembre-se que precisamos usar método e aplicar pesquisas para compreender o que estamos solucionando. Não existe nada pior do que fazer bem-feito, algo que nunca deveria ter sido feito”.

O segundo pilar é a Agilidade, capaz de reduzir riscos ao trabalhar com entregas frequentes que não servem apenas para medir progresso, mas sim para gerar aprendizado. “Vejo empresas que tiveram transformações ágeis muito complicadas e que entendem a Agilidade como bagunça. Porém, a Agilidade não é uma aposta, é uma realidade de mercado. Não é sobre ser rápido, é sobre aprendizado e adaptação”, ressalta.

Por fim, o terceiro pilar que nos apoia é a Tecnologia e essa precisa ser a mais adequada para a realidade e o problema de cada empresa. “Pelo nosso aprendizado, em raríssimas vezes vimos a inovação ser uma tecnologia. Quase sempre ela está relacionada ao modelo de negócio ou à Experiência do Usuário. Nesses casos, Tecnologia deve ser um meio e não um fim. Não deve ser um foco de riscos e incertezas”.

Na SoftDesign, usamos recombinação tecnológica para entregar a inovação, reduzindo incertezas. “Criar todo o software de um produto digital não é uma medida de sucesso. Apesar de Design, Agilidade e Tecnologia serem de amplo conhecimento e domínio, eles exigem maturidade para serem implementados e existem parceiros e bons profissionais que podem tornar o processo de inovação menos incerto”.

Assista a palestra completa no vídeo abaixo:

Fortalecendo o Ecossistema Brasileiro de Startups

A Silva Lopes Advogados, um dos maiores escritórios jurídicos para negócios digitais do Brasil, também estava presente na Gramado Summit 2022. O CEO da empresa, Layon Lopes, convidou Osmar para participar de um podcast transmitido ao vivo pelo YouTube. O bate-papo durou cerca de uma hora e atraiu pessoas que não puderam estar na feira presencialmente. Entre os assuntos abordados estiveram a história da SoftDesign e o fortalecimento do ecossistema de inovação.

A Gramado Summit é uma oportunidade para fortalecer parcerias e pensar novas soluções digitais, que fazem parte da estratégia e do posicionamento de startups e empresas consolidadas. Ao reunir os mais diversos tipos de organizações, torna-se possível construir um mundo de possibilidades, onde a tecnologia é a ponte capaz de conectar pessoas e negócios.

Nesse universo de ideias, os empreendedores protagonizam os momentos de maior destaque da feira. E, para refletir e compreender melhor o momento do mercado nacional, iremos abordar no próximo artigo dessa série, assuntos como Construção de marca, Inovação Aberta e Aplicativos do momento.

Sugestões ou críticas para nosso blog? Entre em contato pelo endereço [email protected]