Loading Softdesign

Meetup “Pensando Ágil”

Iris Ferrera
por Iris em 10/12/2019
3 minutos de leitura

No dia 02 de dezembro aconteceu o primeiro meetup da SoftDesign, intitulado “Pensando Ágil”. Os ministrantes, Paulo Ricardo Maciel (Agile Coach das Lojas Renner) e Leandro Pereira (Scrum Master da DBServer), exploraram práticas de transformação cultural em ambientes resistentes à mudança, tais como Moving Motivators e Delegation Poker.

Por meio dessas ferramentas, os participantes do meetup “Pensando Ágil” tiveram a oportunidade de experimentar novos meios de trabalho e de interação pessoal. O objetivo foi promover mudanças nos mapas mentais além de transformações ágeis, – que deveriam ser incentivadas posteriormente nas equipes em que atuam.

A seguir, conheça as ferramentas apresentadas no workshop, derivadas do modelo de gestão Management 3.0.

• Moving Motivators

Criada por Jurgen Appelo, pai do Management 3.0, essa ferramenta consiste em compreender as motivações intrínsecas de cada integrante do time a partir de um baralho de dez cartas que cada um recebe individualmente. Cada integrante do grupo deve posicionar as cartas em ordem de menor para maior importância e após, compartilhar com o grupo suas escolhas. O objetivo é compreender o impacto que as motivações individuais possuem dentro do time, avaliando se são positivas ou negativas, dependendo do contexto.

Cartas do Moving Motivators

• Delegation Poker

À semelhança do Moving Motivators, essa ferramenta é constituída por um baralho de cartas no qual cada uma possui um nível de delegação. Utilizada para promover o engajamento de todos os envolvidos no processo, as cartas possuem sete níveis de delegação diferentes, que são: dizer; vender; consultar; concordar; aconselhar; perguntar; e delegar. Após a distribuição das cartas, o time deve elaborar o delegation board, um quadro no qual o grupo define o nível de delegação para cada tema e para cada papel representado.

Cartas do Delegation Poker

Management 3.0 na prática

Depois da exposição dos ministrantes, os participantes puderam testar na prática a efetividade das ferramentas. Assim, eles compreenderam o impacto que suas motivações intrínsecas podem gerar nos grupos de trabalho, bem como refletir sobre a importância da participação do time no processo de delegação.

Quer participar dos nossos próximos meetups? Clique aqui e acompanhe os próximos eventos da Comunidade de Inovação e Agilidade da SoftDesign.