PT | EN
Publicado dia 11 de abril de 2019

Dicionário sobre Arquitetura de Software

| Tempo de leitura 3 minutos Tempo de leitura 3 minutos
Dicionário sobre Arquitetura de Software
Você entende a diferença entre backend e frontend? Sabe o que são Micro Frontends, Microsserviços e Aplicações Monolíticas? Abaixo nós esclarecemos esses termos relacionados à Arquitetura de Software. Após dedicar tempo à Concepção, para construir um produto ou serviço digital, é necessário contar com profissionais que dominem dois diferentes aspectos do desenvolvimento: aqueles que se dedicam à parte visual de um site, aplicativo ou plataforma; e aqueles que trabalham na parte interna, que não é visível para os usuários mas é responsável pelo processamento da solução. Nesses dois ‘lados’, existem tecnologias específicas e é para esclarecê-las um pouco melhor que criamos esse SoftDictionary.

Frontend

Termo generalizado que se refere a entrada e/ou saída de dados. O frontend é a primeira camada com a qual nos deparamos ao acessarmos um site, uma intranet ou um sistema web. Nele encontra-se a interface de navegação e todos os elementos que a compõe, como formulários, por exemplo. Tecnologias como HTML, JavaScript e CSS são usadas no desenvolvimento frontend, além de frameworks como o Angular e o React. (Se você quiser saber mais sobre essas tecnologias e frameworks, acesse nosso SoftDictionary: Tecnologias para Web).

Micro frontend

A aplicação frontend pode ser composta por várias aplicações menores. O Micro frontend é uma arquitetura que viabiliza isso, como se em um lego, ele fosse uma peça ou conjunto de peças.  O conceito é parecido com o de Microsserviços (que veremos abaixo), mas aplicado ao frontend.

Backend

Termo generalizado usado para descrever tudo que uma aplicação processa na parte do servidor. O backend é o nível de programação que envolve bancos de dados e recebe tudo o que é enviado pelo front-end. Ele pode ser uma API que vai entregar um JSON, um XML, ou mesmo uma página HTML, nos casos de aplicações monolíticas.

Microsserviços

É uma arquitetura para backend que permite que várias tecnologias diferentes sejam utilizadas em uma mesma API. Cada endereço de chamada da API é responsável por executar uma pequena parte de um ecossistema maior. Isso permite, inclusive, que determinados Microsserviços que precisam de mais provisionamento, sejam escalados isoladamente, gerando economia de recursos de máquina e consequentemente financeiros.

Aplicação monolítica / monólito

Termo usado para expressar o oposto de Microsserviços e Micro frontends. Trata-se de uma aplicação que em geral é grande, toda em uma mesma tecnologia, e que funciona de maneira única. Se você precisar alterar uma parte dessa aplicação, precisará compilar ela por completo e reenviá-la inteira ao servidor (deploy). Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a construção de produtos e serviços digitais, se você tem uma ideia ou projeto e quer conversar sobre viabilidade, custos e prazos, entre em contato conosco!

Vamos conversar?

Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.

Foto do autor

Ernani Ely Jr

Há 16 anos desenvolve com tecnologias FrontEnd, sempre de olho nas novidades que aparecem. Também programa em linguagens server-side, está cursando Gestão de T.I. e integra a equipe da SoftDesign a mais de 8 anos. Possui as certificações: CSM, CSPO, CSD, CPRE-FL e Microsoft 070-480.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?