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Dicionário de Marketing Digital

Por 14/04/2020 28/10/2024 6 minutos

Startups, scale-ups ou empresas consolidadas: não importa o tamanho do seu negócio, você precisará de marketing digital. O conjunto de estratégias, que tem como intuito tornar marcas conhecidas e aumentar seus lucros utilizando mídias digitais, pode ser aplicado de variadas formas, dependendo dos objetivos específicos.

Por isso, para esclarecer um pouco mais esse assunto, neste SoftDictionary abordamos alguns tipos de marketing digital – que servem a propósitos diferentes e podem ser utilizados com exclusividade ou em conjunto. Vamos lá?

Marketing Digital

Todos os esforços relacionados à promoção de negócios nos meios digitais são Marketing Digital. Isso significa que ele abrange diversas atividades: dele faz parte a produção de conteúdo, o uso de redes sociais, a otimização de palavras-chave, a utilização de telefonia celular etc. Ou seja, seus resultados derivam de um conjunto de técnicas que, juntas, impulsionam empresas, marcas e pessoas.

O Marketing Digital se tornou popular a partir dos anos 2000 e mudou a forma como nos relacionamos com o mercado. Atualmente, sua importância é inegável, visto a presença da internet na vida de todos nós. Ah, e o Marketing Digital muda constantemente: a cada dia surgem novos canais e ferramentas que podem ser empregados pelos profissionais da área.

Inbound Marketing

Esse é um dos tipos de marketing digital. O Inbound Marketing trabalha com estratégias e táticas focando-se em distribuir conteúdos relevantes para os clientes – neste universo, chamados de personas. Uma persona representa um cliente ideal, é um perfil fictício baseado em características e comportamentos reais que considera dores e ganhos, histórias pessoais, preocupações, motivações, entre outros.

O Inbound integra diversos canais como blogs, mídias sociais, e-mail marketing, mídias pagas; com o objetivo de atrair visitantes para convertê-los em leads. Lead é um potencial cliente, uma pessoa que demonstrou interesse no seu produto ou serviço preenchendo um formulário – entregando seus dados pessoais – a fim de solicitar contato ou fazer download de algum material específico.

O lead pode se tornar cliente, quando efetivamente adquire o seu produto ou serviço após o contato com um vendedor; ou permanecer na sua base para relacionamento – até que ele esteja pronto para o momento da compra. Por fim, o funil de Inbound conta ainda com o encantamento, quando a atenção é voltada ao pós-venda e na relação duradoura com o cliente.

Funil do Inbound Marketing

Fonte: https://www.websnap.com.br/inbound-marketing/

Marketing de Conteúdo

O Inbound Marketing associa-se ao Marketing de Conteúdo pois esse último é o que abrange a criação de textos, vídeos, imagens (e outros) que serão distribuídos no ambiente online. O objetivo do Marketing de Conteúdo é engajar o público-alvo e aumentar a base de clientes do negócio por meio da produção de conteúdo relevante e útil – aquele que atende às necessidades do leitor.

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo envolve publicações em blogs, sites, landing pages e até mesmo redes sociais como Medium, Linkedin, Facebook etc. A escolha do canal vai depender do seu público: em qual rede a sua persona está? Quais sites ou blogs ela frequenta?

De acordo com dados da Content Trends 2019 – maior pesquisa de conteúdo do Brasil – 67,3% das empresas brasileiras já adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo. Dos 4.700 respondentes da pesquisa, 97,29% consomem conteúdos online.

Social Media Marketing

É o marketing realizado nas mídias sociais, ou redes sociais. Aqui são os canais que definem o tipo de marketing digital, visto que tudo o que é feito no Facebook, Linkedin, Snapchat, Pinterest (entre muitas outras) para divulgar marcas, empresas e pessoas é Marketing de Redes Sociais.

O uso das redes sociais é variado nos negócios: alguns as utilizam para apoiar o Inbound Marketing na divulgação de textos e vídeos inseridos em blogs ou sites; outros produzem conteúdos específicos para as redes, que geram brand awarness – tornam a marca mais conhecida. O importante é estar presente e se relacionar com seus seguidores: quanto maior o engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos), melhor!

A título de curiosidade, as redes sociais mais usadas no Brasil são o 1) YouTube, seguido do 2) Facebook; do 3) WhatsApp; e do 4) Instagram – tais dados são resultados do Digital Report 2019. Vale observar que a primeira delas é uma plataforma exclusiva de vídeos, o que aponta para o crescimento do formato no território nacional.

Social Media Marketing

Fonte: https://wearesocial.com/blog/2019/01/digital-2019-global-internet-use-accelerates

Marketing de Performance

Você certamente percebeu que os tipos de marketing que citamos acima produzem (e são baseados) em dados. É justamente a eles que se relaciona o Marketing de Performance: todas as suas ações são resultado da constante análise de dados. Isso pode parecer óbvio, mas muitos negócios não olham para os números, mesmo esse sendo um dos grandes benefícios do marketing digital em comparação ao marketing tradicional (de massa).

A grande vantagem do Marketing de Performance é que, com ele, podemos avaliar o retorno sobre os investimentos (ROI). Ou seja, se criamos uma campanha no Instagram com foco em cliques e investimos R$500 durante 14 dias, ao final poderemos saber que a cada R$1 investido, por exemplo, conquistamos 1,2 cliques.

As principais métricas do Marketing de Perfomance, os famosos KPIs (Key Performance Indicators) são o CPM (Custo por Mil Impressões), o CPC (Custo por Clique) e o CPA (Custo por Aquisição).

Isso é só o começo!

Esses são somente alguns dos tipos de marketing digital e das estratégias que podem ser aplicadas por empresas, marcas e pessoas. No nosso próximo SoftDictionary sobre esse assunto, falaremos do Marketing de Afiliados, do Marketing Direto, do Marketing de Relacionamento, do Mobile Marketing, entre outros. Enquanto isso, você pode entender um pouco melhor o Growth Hacking, que se relaciona ao marketing digital, neste texto aqui.

Até lá!

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Estrategista Digital, especialista em Marketing Digital e Branding. É graduada em Jornalismo (UCS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Growth Marketing, Search Engine Marketing, Inbound Marketing e Content Marketing.

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