PT | EN
Publicado dia 19 de dezembro de 2018

Dez Tendências de Tecnologia para 2019

| Tempo de leitura 3 minutos Tempo de leitura 3 minutos
Dez Tendências de Tecnologia para 2019

Já é tradição. Sempre nos finais de ano, a Gartner lista as dez tendências de tecnologia para os doze meses que estão por vir. Como não poderia deixar de ser, o Top 10 Strategic Technology Trends for 2019 acabou de sair e reúne, além de algumas previsões evidentes – de temas que já foram destaque em 2018 –  outras surpreendentes e diferenciadas.

Vamos à lista:

1. Autonomous Things

Como já era de se esperar, veremos a autonomia de coisas físicas e virtuais aumentar ainda mais no próximo ano. No mundo material, destaque para veículos terrestres, aéreos e marítimos. No mundo virtual, quem merece atenção são a Inteligência Artificial (AI) e a Internet das Coisas (IoT).

2. Augmented Analytics

Cada vez mais, a análise de dados estará no centro do mercado e a AI terá papel fundamental no preparo desses dados, na geração automatizada de insights e no uso de seres humanos em áreas como Processamento de Linguagem Natural (PNL) e entendimento imagético. Por isso, o profissional cientista de dados será cada vez mais valorizado e necessário.

3. Al-Driven Development

A Inteligência Artificial também interferirá ainda mais no desenvolvimento de software. A Gartner acredita que até 2022, 40% do desenvolvimento de novos aplicativos envolverá co-desenvolvedores de IA. Cada vez mais serviços, plataformas, estruturas e infraestruturas de AI serão facilitadores de aplicativos em diversos domínios.

4. Digital Twins

Apesar de já existirem há algum tempo, os Gêmeos Digitais ganham força com as novas tecnologias emergentes. Gêmeo Digital é uma réplica (digital) de ativos físicos, processos, pessoas, lugares, sistemas e dispositivos que integram AI, Machine Learning e análise de software com gráficos de rede espacial. Seu objetivo é criar modelos vivos de simulação digital que se atualizam automaticamente.

5. Empowered Edge

A “vantagem empoderada” diz respeito à extensão da computação, que ultrapassa as instalações centralizadas (nuvem) e traz o processamento das informações para a borda da rede, a fim de suprir às necessidades da cada vez maior quantidade de dados e negócios digitais. A Empowered Edge torna possível a autonomia dos veículos, por exemplo.

6. Immersive Experience

A realidade virtual, aumentada e mista (VR / AR / MR) será incrementada com recursos sensoriais adicionais, como estímulos e respostas. A Gartner acredita que 70% deste mercado incluirá as novas possibilidades em seus produtos no próximo ano.

7. Blockchain

Uma tendência certa e segura é o crescimento, a padronização e o uso da tecnologia Blockchain no próximo ano. Segundo a Gartner, até 2030, ela será um negócio de US$ 3,1 trilhões e estará presente em todos os setores.

8. Smart Spaces

Os lugares inteligentes são cidades, prédios, fábricas e cadeias de suprimento com alto nível de conectividade e integração. Cada vez mais integrados, cada vez mais inteligentes, cada vez mais presentes.

9. Digital Ethics and Privacy

A segurança de redes e dados já vem sendo discutida há algum tempo e deve manter-se no centro das atenções em 2019. Os usuários e consumidores serão fiéis a marcas com políticas claras em relação ao tema.

10. Quantum Computing

Na sua última tendência, a Gartner é cautelosa. Afirma que a área de computação quântica continuará se desenvolvendo, mas acredita que é preciso cautela com as previsões a respeito do seu uso.

E aí? O que você achou das dez tendências de tecnologia para 2019 da Gartner? Agora resta esperar para ver se eles acertaram e para descobrir quem serão os principais players dessas evoluções/transformações no próximo ano.

Fontes: Gartner, Forbes.

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Estrategista Digital, especialista em Marketing Digital e Branding. É graduada em Jornalismo (UCS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Growth Marketing, Search Engine Marketing, Inbound Marketing e Content Marketing.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?