PT | EN
Publicado dia 14 de fevereiro de 2023

Por Que Sua Empresa Precisa de Business Agility?  

| Tempo de leitura 8 minutos Tempo de leitura 8 minutos
Por Que Sua Empresa Precisa de Business Agility?  

Em nossa sociedade contemporânea, empresas de todos os tipos e tamanhos buscam por inovação para manterem-se relevantes entre seus consumidores e mercados. Afinal, vivemos em uma era repleta de disrupções e mudanças. Entretanto, adaptar-se a esse cenário em constante transformação é um desafio complexo. Se a sua empresa está estagnada no tempo, e as lideranças enfrentam dificuldades na tomada de decisão, é hora de ativar a Business Agility.  

No universo da tecnologia, a agilidade virou sinônimo de resultado. Com a consolidação do Método Ágil, percebeu-se que levar essa mentalidade para outras áreas como Recursos Humanos e Marketing, por exemplo, era algo vital para o alinhamento estratégico e o planejamento das organizações. Pensando nisso, compartilhamos neste conteúdo conceitos e benefícios da Agilidade de Negócios.  

No artigo abaixo, além de abordar a importância da Business Agility, também iremos te mostrar como a Consultoria em Agilidade da SoftDesign faz o diagnóstico de entraves, removendo impedimentos e impulsionando o crescimento da sua empresa. Quer saber como podemos inserir a agilidade na rotina da sua organização? Preencha o formulário abaixo e converse com nossos especialistas agora mesmo.  

Vamos conversar?

Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.

O que é Business Agility

Não é um método, tão pouco um framework. Entretanto, a cada ano que passa ela torna-se mais popular e necessária para as empresas que pretendem sobreviver e prosperar no futuro. Segundo o Business Agility Institute, “Business Agility é um conjunto de capacidades organizacionais, comportamentos e modelos de trabalho que proporcionam ao negócio liberdade, flexibilidade e resiliência para atingir objetivos”.    

Business Agility. Fonte: Business Agility Institute. 

Por meio desse propósito, a Agilidade de Negócios ganhou evidência entre líderes e liderados, e passou a ser descrita também como um modus operandi que visa a entrega de valor ao mercado. Logo, pode ser entendida como a capacidade de uma empresa em se adaptar às mudanças, e responder de forma flexível às demandas de clientes e usuários.  

No podcast Os Agilitas, o CEO da Surya Digital – Business Agility Getting Real, Luiz C. Parzianello, ressaltou que para colocar essa mentalidade ágil em prática é preciso pensar com a cabeça do dono. “Business Agility é sobre acelerar o crescimento de negócios e impactar positivamente todas as partes interessadas. Mas, para isso acontecer, precisamos de líderes estrategistas que atuem com uma liderança visionária”. 

Sendo assim, podemos dizer que por meio da Business Agillity sua empresa torna-se: 

  • Adaptativa: ficando cada vez mais preparada para lidar com as mudanças da sociedade e do mercado em que atua.  
  • Flexível: compreendendo que hábitos de consumo, comportamentos de consumidores e demandas mudam a todo instante.  
  • Ágil: encarando que todo negócio precisa respeitar o time-to-market e que qualidade na entrega é o mínimo esperado, e não mais um diferencial competitivo.  

Business Agility na prática 

A descentralização da informação é essencial para exercitar a Agilidade de Negócios. Imagine uma empresa centenária, que possui uma estrutura grande e diversos departamentos. Como em qualquer organização, sua diretoria possui um plano estratégico consolidado. No entanto, algumas áreas atuam de forma mais estratégica que outras, e isso acaba gerando gargalos e burocracias que limitam a Business Agility.  

Com o passar dos anos, o que se percebeu na prática foi que a tecnologia passou a ter uma capacidade de entrega muito eficiente. Porém, existiam barreiras externas ao setor de TI. Isso ficou ainda mais claro quando os times de produto, por exemplo, alcançaram a alta performance e a entrega passou a ser feita no tempo desejado.  

Frente a essa realidade, um importante questionamento começou a ganhar destaque: como podemos atingir resultados e aprimorar a entrega de ponta a ponta? Para o Agilista da SoftDesign, Raphael Rodrigues, a resposta é simples: todas as pessoas colaboradoras precisam observar o mercado, e não somente os tomadores de decisão. “As empresas precisam ser mais flexíveis e alinhadas. Só assim transbordamos as fronteiras da diretoria e levamos o conhecimento para toda estrutura organizacional”.  

Isso significa que não adianta promover a Transformação Digital de forma isolada. Foi justamente para resolver esse problema que a Business Agility surgiu. “Não temos controle sobre muitas coisas. Logo, em alguns casos, o melhor que podemos fazer é buscar adaptação. É esse tipo de pensamento que ajuda a moldar a empresa. Lembre-se que a agilidade é flexível e visa a execução de estratégias factíveis”, destaca Rodrigues. 

Diagnosticando problemas, encontrando soluções 

Com o Método Ágil consolidado, passamos a observar os problemas de nossos clientes de forma ampla, analisando não somente o seu setor de TI. A prova disso é que a primeira etapa no processo de diagnóstico é justamente entender o cenário na totalidade, e não somente aquilo que o cliente entende como sendo a sua dor mais latente.  

Pensando nisso, na Consultoria em Agilidade conversamos sobre todo o fluxo de trabalho da organização, desde onde surgem as ideias até a entrega efetiva. “À medida que começamos a entender como a organização funciona, nós passamos a exercitar práticas de visibilidade e transparência para identificar os gargalos e as dores”, explica Rodrigues. 

Ao longo desse processo, percebemos que às vezes as pessoas estão tão imersas em seus problemas, que não conseguem pensar de forma holística. Para isso, atuamos com práticas de melhorais, e facilitamos conversas entre pessoas colaboradoras e a alta gestão, sempre em busca de valor e mudanças significativas.   

O serviço de Consultoria em Agilidade da SoftDesign é liderado por uma pessoa Agilista. Geralmente, quando abordamos assuntos de tecnologia, e começam a surgir problemas de engenharia de software, torna-se necessária a participação de uma pessoa Programadora, que sugere práticas menos custosas, e que aceleram o processo de entrega.   

Em outros casos, conectamos Designers ao cliente para mostrar que precisamos aplicar entrevistas para realmente compreender os usuários de uma aplicação, por exemplo. Recentemente, com a evolução do Marketing de Produto, também passamos a olhar para as estratégias de venda e o posicionamento das empresas em seus canais de comunicação, que resultou em uma consultoria específica nessa área.

Isso só é possível, pois na SoftDesign possuímos uma variedade de profissionais e skills, que nos permitem enxergar os problemas de forma multidisciplinar. Além disso, estamos no mercado há 25 anos, criando soluções digitais transformadoras. 

Nosso jeito de fazer consultoria 

Como temos vários perfis de pessoas colaboradoras, buscamos apoio nesses conhecimentos para promover colaborações pontuais ao longo da consultoria. Dependendo do problema identificado, essa participação pode virar uma força de trabalho, com dedicação maior e mais atenção e intenção do cliente.  

Depois do diagnóstico, apresentamos opções para reduzir a dor identificada. Então, começamos uma jornada em conjunto com a empresa, mostrando por meio de treinamentos como determinadas tarefas e atividades podem ser feitas de forma ágil, com feedback contínuo.  

Acreditamos que não é possível fazer gestão de mudança em apenas um mês, por isso, entendemos que três meses é o período ideal para executar esse tipo de consultoria. “Respeitamos muito a cultura e o investimento do cliente. Levamos nosso time e competências para resolver problemas, dores e impedimentos. Promovemos reuniões com nossos especialistas, e impulsionamos o senso crítico”, ressalta o Agilista da SoftDesign.  

Acelere a evolução do seu negócio! 

Se você é gestor e busca por inovação, mas não consegue colocar a estratégia em prática, ou se faz parte do time de tomadores de decisão da organização e encontra limitações para evoluir projetos, a Consultoria em Agilidade é a solução para os seus problemas.  

Com a ajuda de nosso time de especialistas, iniciamos o processo de mudança com modelos de gestão enxuta e métodos como Lean Change Management (LCM) e Kanban. A partir da nossa entrega, damos mais capacidade para a sua empresa, que passa a ter outros desafios que não os operacionais.   

Para Raphael Rodrigues, a empresa que passa pela Consultoria em Agilidade desenvolve uma capacidade melhor de entrega e alinhamento estratégico. “Toda empresa tem gestão de conhecimento, e nós aumentamos o conhecimento que uma organização tem de forma efetiva. Ou seja, ela passa a ter mais potencial de ganho, já que as pessoas estão mais capacitadas. Isso é vantagem competitiva. Toda empresa que deseja sobreviver às mudanças precisa de Business Agility”. 

Agora que você já sabe quais são os benefícios da Agilidade de Negócios, e o porquê ela impulsiona a sua organização, entre em contato conosco para colocar novas estratégias em prática!

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?