fbpx

vamos conversar?

Desenvolvimento ou Consultoria em Métodos Ágeis? Como escolher?

Tempo de leitura: 6 minutos

Estamos falando muito, aqui no nosso blog, sobre a importância da agilidade para a transformação digital de empresas e para a inovação nos negócios. É fato que um processo adequado, que viabilize experimentação e rápido aprendizado, é necessário para desenvolver novos produtos e serviços digitais – e pode facilitar, até mesmo, a criação de novos mercados.

Porém, o método ágil sozinho não faz milagres: o design e a tecnologia são os outros dois pilares deste importante tripé. Pensando nisso, resolvemos esclarecer quais são as situações em que o melhor para a transformação digital da sua empresa é o serviço de Desenvolvimento de Software, e quais aquelas em que a Consultoria em Métodos Ágeis é suficiente. Se, ao final deste texto, você ainda tiver dúvidas, não hesite em preencher o nosso formulário para solicitar contato.

A agilidade é o ponto em comum

Antes de mais nada, é preciso esclarecer as características desses dois serviços. No Desenvolvimento de Software, nossos times multidisciplinares trabalham para construir soluções digitais em ciclos de tempo fixo de duas semanas, chamados sprints. Em cada sprint, acontecem cerimônias de planejamento, diárias e revisão, que têm como objetivo desenvolver uma lista de itens priorizada e entregá-la ao cliente para colher feedback. Esse formato de trabalho é característico dos métodos ágeis, cujo intuito é fatiar as entregas do software para aprender rápido, corrigir problemas e lançar um Mínimo Produto Viável (MVP).

Já na Consultoria em Métodos Ágeis, nossos agilistas compartilham seu conhecimento com o time do cliente, para que esse possa também aprender como desenvolver produtos em um fluxo contínuo de valor. O trabalho da nossa equipe também é realizado em sprints, nas quais novos conceitos são explorados com o objetivo de promover o entendimento da cultura, das ferramentas e das técnicas que apoiam os métodos ágeis.

Ou seja, nos dois serviços, a agilidade é comum e fundamental. Entretanto, no Desenvolvimento nosso time constrói as soluções digitais; enquanto na Consultoria, ele ensina a cultura ágil a outros times para que esses possam, então, construir soluções digitais.

O design e a tecnologia são essenciais

Isso significa que no Desenvolvimento de Software, nossos times entregam, além da agilidade, o design e a tecnologia. Nossos profissionais possuem habilidades em gerenciamento de produtos digitais, construção de experiência do usuário, user research, desenhos de interface, além de tecnologias para os mais variados desafios – e tudo isso é indispensável na construção de produtos e serviços inovadores.

A Consultoria em Métodos Ágeis é indicada, então, para empresas em que o time de TI já possui essas skills, e o gargalo está somente no processo de desenvolvimento de software. Ou seja, o time já possui competências em todas essas áreas, mas precisa resolver problemas de processos ou acelerar a incorporação da cultura ágil. Nesses casos, nosso time atua trazendo mentoria e acompanhamento para destravar esses gargalos e ajudar o time mentorado a melhorar a cadência, a qualidade e o valor das entregas.

Um case de Consultoria

Um parceiro chegou até nós com o seguinte problema: seu time de TI estava desorganizado. A necessidade não era de criar novos produtos, mas sim que a equipe conseguisse entregar as evoluções dos produtos já existentes com maior qualidade e cadência. Ou seja, era preciso melhorar o jeito de fazer para dar maior estrutura e transparência ao trabalho, além de fornecer maior visibilidade à gestão.

Por meio de entrevistas com os colaboradores, entendimento da situação atual e das dores – não somente do time de TI, mas também das outras áreas da empresa – nossos agilistas implementaram sprints para experimentar determinadas práticas ágeis naquele contexto. As que solucionaram os problemas foram implementadas, e foram realizados treinamentos para que elas fossem mantidas posteriormente.

Com a Consultoria em Métodos Ágeis, o time aprendeu a manter a qualidade apesar das entregas curtas e frequentes, a criar um modelo de experimentação, e a priorizar itens para trabalhar de acordo com a necessidade do negócio. Depois de organizado, com a mudança do trabalho reconhecida, a gestão da empresa se sentiu segura para demandar ao time a criação de um novo produto, um aplicativo para relacionamento com os clientes.

Ou seja, inicialmente o problema estava no processo de trabalho. Após a resolução desse, por meio da implementação de métodos ágeis, a inovação pode acontecer. O time de TI estava, então, preparado para auxiliar a empresa em sua jornada de transformação digital.

É hora de transformar

Agora que você já compreende quais as situações em que o Desenvolvimento de Software ou a Consultoria em Métodos Ágeis podem ajudar, lhe convidamos para baixar o nosso e-book sobre Transformação Digital. Em seguida, entre em contato conosco para que possamos entender seus desafios e lhe apoiar nessa nova jornada.

 


Sugestões ou críticas para nosso blog? Entre em contato pelo endereço mkt@softdesign.com.br.

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Head de Marketing da SoftDesign, é formada em Jornalismo (UCS), mestre em Comunicação Social (PUCRS), e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Inbound Marketing e Content Marketing, também atua na área de Marketing Estratégico.

Deseja receber novidades sobre

DESIGN, AGILIDADE e TECNOLOGIA?

SoftDesign