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Customer Success na Cultura Organizacional

Por 18/08/2020 21/03/2023 4 minutos

Para desenvolver um produto ou serviço digital, antes de mais nada, é necessário entender a necessidade do cliente. Entretanto, para garantir que o mesmo se sinta satisfeito não basta somente realizar o que foi firmado em contrato. É preciso entregar valor, qualidade e uma boa experiência, para construir um relacionamento saudável e duradouro.

A partir desse contexto, Bruna Ricardo conversou com os colegas, em mais uma edição online do SoftDrops*, sobre Customer Success (CS) e a importância de entregar uma experiência positiva e compatível com o propósito da empresa para o cliente – em todas as etapas da sua jornada junto à organização. A Product Owner (PO) já atuou nessa área e compartilhou o um pouco do seu conhecimento com outros colaboradores.

Sucesso do cliente é quando o cliente alcança o resultado desejado por ele através das interações com a sua empresa.
(Lincoln Murphy)

O papel de Customer Success

De acordo com Bruna, a pessoa que trabalha com CS atua em quatro principais pontos, com o objetivo de garantir que o cliente tenha uma experiência satisfatória e, por consequência, promovendo benefícios também para a organização.

Retenção: para a empresa, conquistar um novo cliente pode ser até sete vezes mais caro do que manter um;

Encantamento: apoiar e garantir que o cliente conheça e utilize ao máximo os produtos e serviços oferecidos;

Entrega de valor: trabalhar para que o cliente receba o que ele espera, acompanhando desde a negociação até a entrega do que foi combinado, alinhando as expectativas;

Expansão: apoiar na renovação de contratos ou contratação de serviços adicionais. Acompanhar a saúde do cliente e  identificar novas necessidades, propondo novos serviços a serem ofertados.

Customer Success e a jornada do cliente

Diversas empresas, principalmente na área de tecnologia, estão investindo em times responsáveis por esse acompanhamento. Tendo isso em vista, a PO salientou a importância de distinguir o Sucesso do Cliente de setores como Suporte e Atendimento. Essas frentes atuam de forma reativa, com foco em resolver problemas pontuais e gerenciar crises. Já a pessoa de CS trabalha de forma proativa, guiando o cliente durante todo o seu relacionamento com a empresa, sendo orientado a dados e implementando um plano de acompanhamento.

Porém, Bruna esclareceu que a responsabilidade de entregar o sucesso não é somente de uma pessoa ou de um setor, ela deve ser compartilhada. Todos são responsáveis, pois todos interagem de alguma forma com o cliente. Não são somente pessoas do Comercial ou de Sucesso do Cliente que atuam como pontos de contato, mas também os envolvidos em executar o projeto, afinal, tudo isso impacta na experiência. Por isso, Customer Success também deve fazer parte da cultura organizacional da empresa, garantindo que o atendimento seja qualificado em toda a jornada do cliente, como vemos na figura abaixo.

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Customer Success x Customer Experience

A PO também reforçou a diferença entre o papel de Customer Success e o de Customer Experience (CX). Ainda que tenham objetivos em comum, a pessoa de CX é a responsável por definir a identidade da experiência e garantir que toda a organização a conheça. Somente após essa etapa que entra a figura de CS, assegurando que a experiência será entregue de forma contínua, atuando como interlocutor entre as áreas.

Isso reforça que o sucesso do cliente deve ser visto como um valor na empresa. Se essa premissa fizer parte da cultura organizacional, será possível proporcionar a mesma experiência em todos os pontos de contato.

Bruna concluiu a sua apresentação reforçando que entregamos sucesso em todos momentos, em cada interação que o cliente faz com a empresa. Se isso não estiver claro, cada área terá as suas métricas e objetivos individuais, sem essa meta em comum – e é preciso trabalhar em conjunto para que isso não aconteça.

*O SoftDrops é um evento de troca de conhecimento que acontece todas as quartas-feiras, na sede da SoftDesign. A cada semana, um colaborador se predispõe a expor para os colegas algum tema de seu interesse, que tenha relação com os três pilares do nosso negócio: design, agilidade e tecnologia. A minipalestra dura em torno de trinta minutos e é seguida por um bate-papo entre os participantes.

Foto do autor

Cecilia Ribeiro

Product Manager, formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com sólida experiência na Gestão de Marketing de Produto e Estratégia.

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