PT | EN
Publicado dia 7 de novembro de 2023

Soluções em TI: como times ágeis desenvolvem software 

| Tempo de leitura 6 minutos Tempo de leitura 6 minutos
Soluções em TI: como times ágeis desenvolvem software 

A Tecnologia da Informação tornou-se um dos pilares fundamentais para impulsionar o crescimento de empresas dos mais variados segmentos. Na atualidade, experenciamos um mercado em constante transformação e são muitos os desafios encontrados. Porém, ao mesmo tempo também surgem oportunidades para se destacar neste ambiente por meio da inovação em produtos digitais: aplicativos, plataformas e sistemas. Para explorar esse universo, compartilhamos neste artigo como as soluções em TI impactam a estratégia das organizações.

Sabemos que a rápida evolução tecnológica e as mudanças nos hábitos dos consumidores tornam vital o desenvolvimento de adaptações e inovações em produtos digitais, a fim de manter a competitividade. Afinal, resistir à mudança e à Transformação Digital poderá resultar na extinção de empresas que ainda não investem em times ágeis para desenvolver soluções e escalar seus negócios. Para ajudar você a compreender melhor esse assunto, conversamos com Lays Garcia, Team Manager da SoftDesign e Especialista em Liderança e Gestão de TI.

O Impacto das Soluções em TI nas Empresas

Soluções em TI envolvem uma ampla gama de elementos tecnológicos como software, hardware, redes e sistemas de informação, por exemplo. Dentre essas categorias, o desenvolvimento de produtos e serviços digitais tem um papel de alta relevância, pois ajuda a aprimorar processos e atender necessidades de usuários por meio da tecnologia, impulsionando negócios nas mais variadas áreas de atuação. 

Os aplicativos, plataformas e sistemas customizados são criados por times ágeis e visam, além de simplificar a vida das pessoas, mais eficiência, produtividade e redução de custos. Além disso, muitas das soluções em TI são personalizáveis, ou seja, o processo de desenvolvimento de software pode ser planejado de acordo com as necessidades do cliente e do produto digital. Entre os seus principais impactos estão:

  • Eficiência operacional: as soluções em TI permitem a automatização de processos e, por isso, tornam as empresas mais ágeis e eficientes. O resultado é uma operação com menos custos de manutenção e entregas mais assertivas.    
  • Competitividade e Inovação: ao adotar tecnologias atuais, as organizações tornam-se capazes de responder às transformações e demandas do mercado. Com isso, ganham competitividade e diferenciação por meio da inovação. 
  • Melhoria na experiência do usuário: quando criamos soluções em TI que valorizam a experiência de uso, aumentamos a probabilidade de criar produtos digitais amados. Esse investimento em UX Design resultará em fidelização e satisfação dos usuários.  
  • Escalabilidade do negócio: esse é um fator de sobrevivência na Era Digital. Sem escalabilidade não é possível garantir um crescimento sustentável. Por isso, estar preparado para um cenário de constante mudança é a única forma de garantir a qualidade e a eficácia de produtos digitais.  

Em resumo, as soluções em TI são cruciais para a estratégia de negócio das empresas contemporâneas, pois impactam desde a operação até o planejamento de longo prazo, garantindo vantagem competitiva e receita.

Como Times Ágeis Impulsionam Soluções em TI

Os times ágeis atuam embasados em colaboração e aprendizagem, com foco nos objetivos do cliente. Ou seja, uma vez definida a estratégia de negócio e como o produto será desenvolvido, é preciso adaptar-se constantemente. Assim, os times aprendem e iteram a cada ciclo, enquanto colhem feedback e direcionam o que precisa ser ajustado para entregar um produto diferenciado ao mercado.

Conforme Lays Garcia, Especialista em Liderança e Gestão de TI, os times da SoftDesign, por exemplo, conseguem contribuir para a impulsão de seus clientes porque todo o processo de desenvolvimento é pensado para fazer isso acontecer. “Nosso ponto de partida são as pesquisas, que nos permitem compreender o contexto do negócio e o momento do produto e do mercado. Já quando pensamos em tecnologia, construímos projetos financeiramente viáveis, que promovem escalabilidade e sustentação”.

Os times ágeis também impulsionam as soluções em TI ao mapear concorrentes, desenhar novos sistemas e elaborar planos de lançamento de soluções digitais por meio de estratégias de Marketing de Produto. “Atuamos para reduzir custos desnecessários. No lugar de investir mais em infraestrutura, às vezes é preciso redirecionar investimentos para aprimorar a experiência de uso e a mudança de linguagem, por exemplo. Essa visão estratégica que direciona o cliente para um objetivo que impulsione e expanda o produto é muito valiosa”.

Portanto, atuar em times ágeis é reconhecer que o aprendizado é constante, afinal cada produto digital é único. Lembre-se que as soluções em TI estão inseridas em contextos inovadores e transitam em múltiplos setores como Financeiro, Saúde, Benefícios entre tantas outras indústrias. Por isso, cada projeto tem um aprendizado de negócio e uma particularidade que requer conhecimento e muita adaptação.

Como a SoftDesign Inova Soluções em TI

Na SoftDesign, nossos times ágeis acreditam que o resultado do cliente é o nosso resultado também. Por isso, trabalhamos focados no objetivo do negócio e no que queremos atingir com determinado produto digital. Além do software, ajudamos a redirecionar investimentos e definir posicionamento de mercado em busca de vantagem competitiva.

Para Lays, um dos nossos diferenciais é a capacitação constante. “Todas as nossas pessoas colaboradoras são muito capacitadas e atualizadas. Estamos sempre alinhados com as necessidades de mercado e temos um drive muito forte de inovação. Por meio da nossa Cultura de Colaboração, atuamos próximo ao cliente e essa postura nos permite uma atuação flexível e adaptativa”.

Os times configuram-se de forma exclusiva, considerando o contexto e a necessidade de cada cliente. Além disso, contam com especialistas em Produto, Marketing, Tecnologia e Gestão. “Na contratação estudamos o produto para estabelecer os papeis que irão compor o time, e analisamos o negócio como um todo para sugerir melhorias. Vamos muito além do software, pois atuamos com especialistas que fazem análises profundas para criar produtos de sucesso”, compartilha Lays.

Se você deseja criar soluções em TI com o auxílio de times engajados que defendem os interesses do cliente sempre em busca da melhor tomada de decisão, entre em contato conosco.

Vamos montar seu time de desenvolvimento?

Nossos times ágeis são focados em entrega contínua e geração de valor. Trabalhamos de forma estratégica, orientados aos seus objetivos e métricas de negócio.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?