PT | EN
Publicado dia 26 de setembro de 2019

Cases SoftDesign: SOHA

| Tempo de leitura 3 minutos Tempo de leitura 3 minutos
Cases SoftDesign: SOHA

Recebemos diversas startups na nossa sede ao longo dos últimos anos. Nem sempre elas entram em contato conosco para iniciar a concepção e o desenvolvimento de um novo produto ou serviço digital – que são as chamadas early stage startups. Às vezes, a demanda está relacionada ao feedback do mercado, que já recebeu um Mínimo Produto Viável (MVP) de uma growth stage startup.

Esse foi o caso da SOHA, startup criada em 2014 que, após o lançamento da primeira versão do aplicativo FÉRIA, contatou-nos com dois problemas específicos relacionados à usabilidade e à interface do produto. Felipe Foliatti e Renan Signor, seus fundadores, compreenderam que era preciso simplificar o app de monitoramento e controle de veículos para que seus usuários pudessem solucionar situações cotidianas de forma rápida e fácil.

Consultoria em UX Design

Iniciamos assim a Consultoria em UX Design, por meio de análise heurística e do levantamento e interpretação dos dados colhidos até aquele momento. Mapeamos novas jornadas e, juntamente com a SOHA, identificamos oportunidades de melhoria para o FÉRIA. Estabelecemos um novo Design System para a aplicação e, com base nele, desenhamos as interfaces e seus respectivos comportamentos, com foco na experiência de uso adequada para as personas do produto.

Desenvolvimento de Software

Após a Consultoria, Foliatti e Signor decidiram manter a parceria conosco e, juntos, evoluímos para a etapa de Desenvolvimento de Software pensando em performance e qualidade. Ao validar a aderência do público do app, optou-se pelo desenvolvimento nativo Android, e a linguagem escolhida foi Kotlin com componentes do Jetpack da Google.

O trabalho, que ainda não foi finalizado, está sendo executado em Método Ágil por um time multidisciplinar, com a participação constante da equipe da SOHA, tanto nas cerimônias (planning, daily, refinement, review e retrospective), quanto na execução do desenvolvimento. O apoio das ferramentas Slack, Jira e Jenkins durante o processo promove comunicação e transparência entre as equipes.

O Case

Quer saber mais sobre essa história? Assista ao vídeo abaixo que o próprio Felipe Foliatti te conta como tem sido a experiência da SOHA com a gente!

Você se identificou com esse case?

Venha conversar conosco. Além de conceber e desenvolver produtos e serviços digitais, podemos ajudá-lo também a solucionar problemas de design e usabilidade.

 

Vamos conversar?

Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Estrategista Digital, especialista em Marketing Digital e Branding. É graduada em Jornalismo (UCS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Growth Marketing, Search Engine Marketing, Inbound Marketing e Content Marketing.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?