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Cases SoftDesign: Green Card

Micaela L. Rossetti
por Micaela em 22/01/2020
4 minutos de leitura

Qualidade e cadência de entregas. Essas foram as principais preocupações que trouxeram a Green Card até nós. Em 2018, com o crescimento do número de clientes e, consequentemente, de transações, seus gestores nos procuraram para conversar sobre possibilidades de melhorias dentro da sua equipe de TI.

O objetivo da empresa – que oferece soluções de cartões benefícios como cartão alimentação, refeição e combustível – era encontrar um parceiro que pudesse apoiar a implementação de Métodos Ágeis nos processos internos de desenvolvimento de software. Assim, teve início a nossa Consultoria em Métodos Ágeis, que foi dividida em três fases: start, treinamentos e ciclos de melhoria.

Start

O início da nossa Consultoria sempre acontece por meio do entendimento do ambiente do cliente. Não acreditamos na implementação ‘fria’ de um processo, mas sim na evolução a partir dos desafios do contexto no qual as pessoas estão inseridas.

Por isso, nosso time de consultores fez entrevistas com todos os membros da equipe de TI da Green Card, e também com usuários dos sistemas internos e externos. Mapeamos o processo atual, as dores do time e dos clientes, e conseguimos confrontar a visão da equipe de TI com a visão dos colaboradores (usuários). Identificamos como principais pontos a serem melhorados: problemas de cadência, centralização de conhecimento, qualidade e incidentes, entre outros.

Treinamentos

Para ajudar a equipe de TI da Green Card a encontrar caminhos e estabelecer objetivos de melhoria, realizamos um primeiro ciclo de trabalho focado somente em treinamentos: conversamos sobre Transformação Digital e o papel da TI na criação de negócios digitais, trocamos ideias sobre diversos métodos ágeis e sobre a cultura ágil, e também exploramos os temas qualidade e tipos de testes de software. Ao final desse ciclo, fizemos juntos uma reunião de definição e priorização de ações para os próximos ciclos.

Ciclos de Melhoria

Foram realizados sete ciclos de melhoria em 14 semanas. A cada ciclo, estabelecemos objetivos que foram implementados com a facilitação e mentoria dos consultores da SoftDesign. Entre eles, foram realizados: seleção de métodos conforme a necessidade dos times (Scrum e Kanban); adoção das cerimônias ágeis, configuração de Jira Software e Jira Service Desk, entre outros.

O Case

Quer saber quais foram os resultados desse trabalho na Green Card? Assista ao vídeo abaixo que Wagner Machado, Gerente de Tecnologia, e Bárbara Oliveira, Analista de Negócios, te contam como foi a experiência deles com a gente!

Se você quiser saber mais sobre Consultoria em Métodos Ágeis, preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato!