PT | EN

Como evoluímos a Arquitetura de Software e as práticas da startup Fox IoT para garantir sua escalabilidade 

Por 19/09/2023 22/04/2024 7 minutos

A Fox IoT é uma Energytech que oferece soluções digitais de telemedição de energia e monitoramento inteligente de transformadores e redes elétricas. Fundada em 2017 e incubada no Parque Tecnológico da Universidade de Santa Maria (UFSM), a startup especializada no setor elétrico tem como objetivo melhorar a eficiência de sistemas, combatendo perdas e garantindo a qualidade energética.  

Como uma scale-up ou startup em crescimento, o desafio da Fox IoT é garantir que a arquitetura escolhida para a sua plataforma de análise de dados e gestão de distribuição de energia consiga dar sustentação ao crescimento rápido de clientes e ao volume de transações do negócio. Além disso, como em todo crescimento acelerado, o desafio também é de organização interna: como, por exemplo, melhorar os processos de desenvolvimento e entrega de software, que são a base da operação da companhia.  

Na entrevista abaixo, Filipe Carloto, Co-founder da Fox IoT, nos conta como a contratação da Consultoria da SoftDesign contribuiu para apoiar este momento de crescimento da startup.

Conte com nossos especialistas!

Faça um diagnóstico aprofundado e conte com a gente para ajudar a implementar as melhorias que vão te levar para um próximo nível.

O Desafio da startup Fox IoT 

Ao identificar problemas de arquitetura e desenvolvimento de software, os fundadores da Fox IoT nos procuraram em 2022 para aprimorar conhecimentos técnicos e impulsionar a adoção de Métodos Ágeis. Durante três meses, conduzimos uma consultoria focada em implementar uma Cultura DevOps, promovendo colaboração e entregas de valor. 

Para impulsionar sua escalada, a startup precisava organizar o desenvolvimento do software, além de solucionar problemas de deploy e arquitetura do produto, pontos que impediam a evolução do negócio. Durante o processo de consultoria, nosso time de especialistas identificou a necessidade de organizar o método de trabalho do time e, por isso, além dos treinamentos em Testes Automatizados, também foram adicionados ao escopo do projeto mentorias em Agilidade.    

Segundo Filipe Carloto, Co-Founder da Fox IoT, a falta de conhecimentos em estruturação de processos, priorização de atividades, divisão de tarefas e organização de demandas eram as principais dores da startup. “Precisávamos estabelecer melhor os processos, pois não havia uma relação equilibrada entre as pessoas que atuavam na operação e na execução do software. Também precisávamos melhorar nossa infraestrutura e compreender se o que já tínhamos desenvolvido estava de acordo com os níveis de exigência do mercado”.

Por que trabalhar com a SoftDesign? 

A Fox IoT lida com dados de energia supersensíveis, que devem ser tratados com cuidado e cautela, segundo orientações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Logo, era crucial encontrar uma empresa de tecnologia parceira que fosse experiente e confiável e, claro, que já possuísse o conhecimento técnico necessário para compreender as necessidades da startup. 

“Encontramos a SoftDesign por meio de pesquisas na internet, e percebemos que em seu portfólio constavam outras empresas de Santa Maria (RS), que nos deram ótimas referências do trabalho desenvolvido. Sem dúvida, isso nos ajudou no processo de escolha, que resultou em etapas de contratação e execução muito colaborativas”. 

Para Carloto, a qualidade da comunicação entre os times foi um diferencial desde o primeiro momento, e a demanda foi compreendida sem que soluções prontas fossem apresentadas. “A equipe da consultoria realmente entendeu o que precisávamos, e dentro do escopo criado conseguimos mapear diversas entregas que poderiam ser feitas. Outro diferencial foi o jeito Soft de trabalhar. Sentíamos que fazíamos parte de um grande time, que agregava conhecimento lado a lado. Para nós, foi uma experiência muito produtiva”. 

Diagnóstico

Para compreender o cenário interno da startup, nosso time composto por Arquitetos, Programadores e Gerente de Projetos, entrevistou os membros da equipe de desenvolvimento da Fox IoT para identificar os principais entraves e realizar o primeiro passo de nossa consultoria: o diagnóstico da situação atual. Nessa etapa, descobrimos que o time buscava utilizar os conceitos ágeis, mas era necessário um treinamento mais profundo em frameworks como Scrum. 

Além disso, a tomada de decisão relacionada ao código era centralizada, gerando dependência e processos de desenvolvimento sem padrão, visto que não havia um guia de boas práticas a ser seguido. Também percebemos que a área de Qualidade era um ponto a ser trabalhado, já que a Fox IoT não tinha uma Cultura de Testes, o que resultava em bugs, interrupções e retrabalho.  

Implementação de Melhorias 

Após realizar a etapa de diagnóstico, mapeamos os processos e comportamentos do time e concluímos que, para evoluir o negócio e buscar escalabilidade, era preciso planejar melhor as entregas e a priorização das atividades. Para isso, apresentamos um plano de execução de melhorias focado na infraestrutura e nos processos de build do software. 

Com foco em melhorar o desenvolvimento de software, realizamos ciclos ágeis de melhorias ao longo de doze semanas. A cada ciclo, novos objetivos foram implementados, como: treinamentos em Testes Automatizados, Docker e Kubernetes, automação de deploy, ajustes nas cerimônias para cumprimento de metas, seleção de métodos Scrum e Kanban para melhoria de performance e adoção da ferramenta Jira para organizar e dar transparência às demandas. 

Segundo Carloto, desde o início do projeto a cultura de colaboração esteve presente, e o foco principal era entender o momento e os processos da startup para planejar um crescimento viável e sustentável. “Construímos um plano de melhorias de acordo com uma realidade possível, sem soluções mirabolantes e de alto custo financeiro. A todo instante tivemos conversas francas sobre o nível de maturidade de nossos Desenvolvedores e sobre a nossa disponibilidade de investimento”.

A Transformação Ágil da Fox IoT 

Ao longo de doze semanas, colhemos resultados surpreendentes. O time da Fox IoT adquiriu conhecimentos técnicos fundamentais para a evolução do software, e ganhou mais confiança para organizar processos, automatizar tarefas e priorizar o código em desenvolvimento. Por meio do serviço de Consultoria de Agilidade, Arquitetura e Infra & Cloud, foi possível estabelecer um processo baseado em Métodos Ágeis, aumentando o nível de maturidade do time, da qualidade do código e da capacidade de escala dos produtos em desenvolvimento, além das boas práticas de DevOps e Cloud.   

Para o Co-Founder da startup, Filipe Carloto, depois da consultoria, a Arquitetura do Software ficou mais consolidada e a Fox IoT adquiriu vantagem competitiva. “O maior legado dessa experiência com a SoftDesign foi a Cultura de Métodos Ágeis, que nos ajudou a criar processos de ponta a ponta. Além, é claro, do nível de profissionalização do código em si. Atualmente, tudo que desenvolvemos é testado e temos um processo instalado, ou seja, não centralizamos mais a tomada de decisão e o conhecimento em uma única pessoa. Com certeza, estamos mais preparados para o futuro”. 

Nós da SoftDesign, estamos motivados a apoiar a contínua escalada da Fox IoT, contribuindo para tornar a startup cada vez mais preparada para escalar seu desenvolvimento de software, suas práticas e seu produto, além de tornar o mercado de energia cada vez mais eficiente e sustentável, por meio da tecnologia e do acesso à informação.

Clique aqui para saber como apoiamos a transformação de startups!

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Content Marketing Analyst na SoftDesign. Jornalista (UCPEL) com MBA em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (Universidade Nova de Lisboa). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Posts relacionados

3 de abril de 2024

Como produtos financeiros transformam a experiência do usuário

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

1 de abril de 2024

TDC Summit Inteligência Artificial: insights da edição 2024  

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

26 de março de 2024

Cultura data-driven: alavancando produtos com análise de dados

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?