Loading Softdesign

Troika Consulting na COP de Qualidade

Patrícia Gonçalves
por Patrícia em 11/09/2019
3 minutos de leitura

No dia 26 de agosto, aconteceu mais um encontro da Comunidade de Prática de Qualidade, organizada pelos QA’s da SoftDesign. Os profissionais se reuniram para adquirir e compartilhar conhecimentos sobre testes de software a partir da dinâmica Troika Consulting, que foi facilitada pelo agilista Raphael Rodrigues. O objetivo desse exercício é realizar uma espécie de ‘consultoria’ na qual grupos de três participantes se reúnem para oferecer e receber ajuda acerca de determinado assunto, em um time-box de trinta minutos.

Melhorias nos processos de testes de software

A partir da Troika Consulting, os grupos de QAs elencaram alguns problemas inseridos no seu contexto de trabalho e discutiram sugestões de melhoria. Algumas das dificuldades relatadas pelos integrantes dos grupos foram: tarefas entregues para testes somente ao final da sprint – o que acarreta em pouco tempo para realizar os testes; e a redefinição de regras de negócio críticas durante a sprint – o que gera dúvidas em relação aos critérios de aceite. Juntos, os ‘conselheiros’ debateram quais soluções eram mais adequadas para cada caso, guiados pela mediação do facilitador.

A dinâmica possibilitou aos participantes, além da discussão sobre a utilização de ferramentas para resolver tais problemas, a identificação de possíveis impedimentos em melhorias de processos. A experiência foi bastante enriquecedora, pois fez com que os participantes pensassem um pouco ‘fora da caixa’ e percebessem que ser QA não é se concentrar apenas na automação dos testes, mas sim ser um facilitador para que todos do time sejam responsáveis pela qualidade do produto.

Encontros da Comunidade de Prática de Qualidade

Periodicamente, a Comunidade de Prática de Qualidade da SoftDesign se reúne para fazer treinamentos, realizar discussões e assistir a palestras. A iniciativa dos próprios profissionais ajuda a manter nossos QA’s atualizados e em desenvolvimento, contribuindo para a melhoria de métodos de trabalho e para a entrega de resultados qualificados.

Se quiser saber sobre outros assuntos discutidos na COP de Qualidade, acesse o texto sobre o encontro de janeiro, Testes de Serviço; e sobre o encontro de abril, Testes e Automação Mobile.