PT | EN
SUSTENTAÇÃO DE SOFTWARE

Suas aplicações disponíveis e evoluindo continuamente

Ajudamos sua empresa a manter seus sistemas, aplicativos e plataformas funcionando e evoluindo continuamente. Nosso time multidisciplinar garante a manutenção das aplicações da sua operação.

Vamos conversar

Como trabalham nossas 
squads de sustentação

SUSTENTAÇÃO DE SOFTWARE

Evolua e mantenha produtos em operação, com suporte e novidades frequentes

Suporte

A primeira necessidade de um software em operação é prestar suporte para seus usuários. O serviço de sustentação inclui o suporte nível 2 e 3, e também o acompanhamento dos SLAs de atendimento.

KPI: SLA de atendimento

Manutenção

A manutenção preventiva, corretiva e adaptativa é necessária para manter o software funcional em um ambiente em constante mudança. Um exemplo é a adaptação para novas versões de Sistema Operacional ou novas verões de navegadores.

KPI: Uptime

Desenvolvimento

Além de suporte e manutenção, a maioria dos produtos contínua com as trilhas de Discovery e Delivery, para desenvolver novas funcionalidades no sistema, focada

KPI: Retenção, engajamento, satisfação, etc

Tipos de soluções que sustentamos

Aplicativos móveis

Construímos apps em tecnologias nativas ou híbridas. Atuamos com desenvolvimento de software rápido para testar o negócio, e na evolução para arquiteturas mais robustas.

Sistemas customizados

Desenvolvemos soluções sob medida para automatizar processos, transformar serviços manuais em digitais, melhorar a gestão, aumentar as vendas ou integrar softwares de terceiros.

Plataformas e APIs escaláveis

Trabalhamos na construção de plataformas escaláveis e com alto desempenho, para atender altas previsões de crescimento.

Sistemas de Machine Learning

Crie e treine modelos preditivos ou integre-os em suas aplicações e sistemas, antecipando tendências por meio de análise de padrões.

Agentes de AI

Personalize, treine e implemente soluções de LLMs e agentes autônomos com MCP, otimizando processos e acelerando seus resultados.

Pipelines de dados

Garanta que dados corretos estejam disponíveis e no formato adequado para geração de análises, relatórios e machine learning.

MVPs Low-code

Com ferramentas de IA, você cria rapidamente versões simplificadas do seu produto, testando ideias e funcionalidades com baixo custo.

Aplicativos móveis Sistemas customizados Plataformas e APIs escaláveis Sistemas de Machine Learning Agentes de AI Pipelines de dados MVPs Low-code

Alta produtividade
impulsionada por IA

Aceleramos a produtividade de nossas squads de desenvolvimento com múltiplos agentes de IA incorporados ao nosso SDLC.

Fale com vendas
55%
de aumento de produtividade no desenvolvimento de software.
4x
mais velocidade na criação de testes automatizados.
3x
mais velocidade na construção de soluções MVP.
AI Augmented

Práticas maduras potencializadas por

Nós usamos Inteligência Artificial, mas com maturidade de processo e segurança da informação.

A SoftDesign investe pesado em pesquisa e desenvolvimento para aplicar o potencial da IA no Software Development Life Cycle (SDLC).

Nossos processos, que já eram maduros e bem estruturados, hoje são acelerados e aumentados por agentes e assistentes de IA em todas as etapas para potencializar nossas práticas.

AI Augmented Discovery

Com Inteligência Artificial, conseguimos prototipar rapidamente. Isso permite testar, eliminar e selecionar diferentes ideias em questão de horas.

AI Augmented Delivery

Com assistentes de AI, conseguimos reduzir o tempo de desenvolvimento e ainda aumentar a qualidade, com geração de testes unitários e testes de serviço.

Squads
multidisciplinares

Estratégia de Produto

Criamos a estratégia de priorização de forma a maximizar o valor entregue, e atender os objetivos de negócio ou atingir as metas do produto.

UI/UX Design

Nosso time tem expertise em User Experience, User Interface e Pesquisa, o que nos permite criar soluções user-centered que entreguem boa usabilidade.

Tecnologia

Contamos com especialistas em arquitetura, infraestrutura e cloud para criar as melhores soluções e trabalhar até nos projetos tecnológicos mais desafiadores.

Agilidade

Trabalhamos para garantir um processo transparente, adaptativo e com entregas frequentes, aumentando a velocidade do time a cada sprint.

Estratégia de Produto UI/UX Design Tecnologia Agilidade
Assista (1:58)

Perguntas frequentes sobre

Sustentação de Software

Quando uma aplicação de software está em produção e em uso, ela precisa ser sustentada – é necessário oferecer suporte de nível técnico, realizar correções, manutenção e também evoluir de forma contínua.

Neste serviço, um time multidisciplinar dedicado se responsabiliza pela aplicação. Todas as demandas – suporte, manutenção e evolução – são concentradas no backlog dessa equipe.

Profissionais das áreas de produto, design, programação, qualidade e infraestrutura trabalham de forma colaborativa. Na squad padrão da SoftDesign para Sustentação, existem UX Designer, Product Manager, Software Engineer e QA Engineer. Mas também é possível complementar o time com outras competências, como Product Marketing Manager, Software Architect e Cloud Engineer.

Suporte é um dos tipos de trabalho realizado por um time de Sustentação, assim como manutenção e novos desenvolvimentos.

O time de Sustentação não oferece suporte direto ao usuário final, sejam eles funcionários ou clientes de sua empresa. Este atendimento é conhecido como suporte de Nível 1 – ou help desk.
 O time oferece suporte N2 e N3, que são etapas de investigação técnica e de intervenção no software. Se você ainda não tem um Nível 1 estruturado, podemos ajudar a configurar ferramenta, criar base de conhecimento e treinar os agentes.

A partir da integração com ferramentas de suporte internas, recebemos chamados escalados pelo Nível 1. Este chamado é replicado no Kanban do time com prioridade máxima.
Investigamos os incidentes, oferecemos soluções de contorno e, se necessário, realizamos a correção da causa raiz.
 Junto com o cliente, são definidos SLAs, ou seja, acordo de nível de serviço que indica o tempo de resposta que nosso time deve manter.

Desenvolver novas features faz parte do trabalho de Sustentação. Organizamos nossa equipe de Sustentação para que sua atuação inclua proporcionalmente cada tipo de demanda. A divisão depende do tipo de software, mas um exemplo poderia ser:

• 20% do tempo atendendo a chamados escalados pelo suporte N1;
• 30% realizando manutenções da base de código existente, como atualizações ou solução de débito técnico;
• 50% desenvolvendo novas funcionalidades.

O time de Sustentação conta com Product Manager e UX Designer, tendo capacidade para realizar tarefas de Discovery contínuo.
Trabalhamos orientados aos seus objetivos de negócio e KPIs para evoluir seu produto de forma estratégica. 
Usando dados de analytics, entrevistas com usuários e testes de usabilidade, somos capazes de definir o roadmap de evolução do software e de desenvolver MVPs para validar ideias inovadoras.

Todo o trabalho da equipe é concentrado em um quadro Kanban, por onde você pode acompanhar todas as atividades de suporte, manutenção e evolução. Junto com o Product Manager, você trabalha na definição de prioridades e no refinamento das evoluções do produto.

Prefere conversar?

Agende uma conversa com nosso time de vendas e tire todas as dúvidas.

Agende com vendas

Contato

Vamos conversar sobre seus projetos?

Quer saber mais sobre como trabalhamos, conversar sobre seus desafios ou tirar dúvidas? Fale com a gente. Adoramos trocar ideias sobre produtos digitais!

Entre em contato e conheça o jeito soft de desenvolver software.