PT | EN
Publicado dia 13 de setembro de 2018

Dicionário de Sistemas Web

| Tempo de leitura 4 minutos Tempo de leitura 4 minutos
Dicionário de Sistemas Web

A frase “o server-side tem uma API REST assíncrona” é grego pra você? Neste nosso Dicionário de Sistemas Web nós esclarecemos alguns termos relacionados ao Desenvolvimento de Software para esclarecer essa afirmação.

Para construir produtos digitais, devemos utilizar um conjunto de tecnologias que melhor se adequem as necessidades e restrições dos mesmos. Existem tecnologias mais fáceis de usar, outras que favorecem a manutenção, aquelas que são próprias para web, outras ainda específicas para produtos mobile… Cada projeto é composto por uma espécie de ‘sopa de letrinhas’ que reúne essas tecnologias complementares, visando melhor atender aos seus requisitos.

Para esclarecer alguns termos comuns à construção de produtos digitais, segue abaixo um breve glossário de tecnologias usadas no desenvolvimento para web. Com ele, você pode sanar algumas dúvidas e facilitar o seu diálogo conosco.

Client-side ou Server-side

Quando falamos de sistemas web, existem dois lados envolvidos: o do cliente, seu computador ou celular, e o do servidor, onde o sistema está hospedado. No lado cliente estão o navegador/browser, que apresenta as páginas da internet em formato HTML, ou o aplicativo, no caso de aplicativos mobile – geralmente, esse lado é mais limitado, tanto em capacidade de armazenamento quanto nas opções de tecnologia. Já no lado do servidor geralmente ficam a parte de ‘inteligência’ do sistema, com as regras de negócio e outros processamentos, e o banco de dados. Ambos os lados estão constantemente conversando entre si, para que um atualize o outro.

Cloud

Hoje já é muito comum que o server-side seja hospedado na nuvem, ou cloud. O cloud é uma metáfora para uma rede global de servidores remotos que operam como um ecossistema único, por meio da Internet. Ou seja, o sistema server-side não vai ser instalado em um servidor físico, mas em um serviço de publicação, que usa a memória e a capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet.

Síncrono ou assíncrono

As comunicações entre o cliente e o servidor, bem como comunicações entre sistemas, podem ser síncronas ou assíncronas. A comunicação síncrona é como uma ligação de telefone: os dois lados estão participando, sincronizados, ao mesmo tempo. A comunicação assíncrona é como um e-mail: um lado envia um e-mail e o outro pode vê-lo em outro momento, de forma que a recepção da informação e sua resposta não são imediatas.

API

API não é uma tecnologia, mas sim um conceito. Uma API é uma interface de comunicação que um sistema disponibiliza para que outros sistemas possam ‘chamá-lo’, permitindo assim as integrações entre sistemas.

Web Service

Web Service é um tipo de API onde a comunicação entre os sistemas se dá por padrões de web (http, por exemplo).
É uma solução utilizada para a comunicação entre sistemas, mesmo para sistemas que utilizem tecnologias diferentes, pois adota protocolos e linguagens padrões. Com essa solução, um sistema pode disponibilizar algumas funções (ou serviços) na Internet. Um dos protocolos padrão mais utilizados em WebServices é o SOAP, que é um protocolo para a troca de informações que utiliza o padrão XML como linguagem para representar as informações. O REST e o JSON são alternativas para o SOAP e o XML, respectivamente. Hoje é muito mais comum falar em REST do que em SOAP, porque o primeiro é mais leve, mais simples e mais rápido de implementar.

Gostou? Se você tiver outras dúvidas, entre em contato conosco.

E se quiser saber mais sobre Desenvolvimento de Software, baixe o nosso material!

[button url=”http://conteudo.softdesign.com.br/landing-page-de-metodos-de-trabalho-para-desenvolvimento” target=”_blank” color=”red” size=”medium” border=”true” icon=””]Acessar conteúdo[/button]

Foto do autor

Eduardo Ughini

Formado em Análise de Sistemas pela PUCRS, trabalha com tecnologia da informação desde 1996. Especialista em .NET, integra a equipe da SoftDesign a mais de 13 anos. Possui as certificações: MCPO, MCP e MCTS.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?