PT | EN

O que esperar da Web Summit 2022

Por 31/10/2022 22/04/2024 6 minutos

“A melhor conferência de tecnologia do planeta”, segundo a Forbes, está de volta à Lisboa. A Web Summit 2022 regressa ao palco da Altice Arena de 1 a 4 de novembro, com a missão de reunir CEOs, startups, e chefes de estado para dialogar sobre o futuro da humanidade e dos negócios.

De acordo com a organização do evento, mais de 70 mil pessoas de 160 países devem participar da edição deste ano. Além disso, 2 mil startups, mil investidores, 900 palestrantes e 300 empresas — responsáveis por redefinir o rumo do setor de tecnologia — estarão presentes na capital portuguesa.

Em busca de novos conhecimentos e tendências do mercado internacional, a SoftDesign desembarca mais uma vez em Portugal. Em 2021, nossa equipe de Marketing acompanhou a retomada presencial da conferência e compartilhou highlights extraídos de algumas das palestras que foram destaque na edição passada.

Where To Next?

O mundo mudou. Depois da pandemia de Covid-19, alteramos hábitos e comportamentos, reinventamos negócios e transformamos a forma de trabalhar. Mas o que podemos esperar do futuro? Para onde estamos indo? Responder à essas perguntas é um dos desafios dos speakers que estarão distribuídos nas mais de dez trilhas de conhecimento da conferência europeia, que realizará sua cerimônia de abertura na noite do dia 1º de novembro.

Inteligência Artificial, Machine Learning, Crypto, Data Science, Design, Futuro do Trabalho, Marketing, Robótica, Privacidade, Segurança, Redes Sociais e Sociedade estão entre os principais tópicos da Web Summit 2022. Entre os palestrantes em destaque estão Brad Smith (Microsoft), Nathan Blecharczyk (Airbnb), Naomi Gleit (Meta), Geoff Ralston (Y Combinator), Markus Villig (Bolt), Neil Patel (NPD) e Sumbul Desai (Apple).

#Day1

Conferimos o cronograma de palestras e realizamos uma curadoria dos conteúdos da Web Summit 2022 que consideramos imperdíveis. No dia 2 de novembro, Rohit Prasad (Amazon) e Nicholas Thompson (Atlantic) sobem ao palco central para apresentar o painel Alexa’s next AI trick: disappearing. Nessa sessão, os especialistas irão abordar a filosofia da ‘inteligência ambiente’, que impulsiona o desenvolvimento da Inteligência Artificial, que oferece ajuda quando o usuário precisa e desaparece quando tudo está sob controle.

Já no painel Stay lean, stay mean: how to scale efficiently, Anthony Saleh (WndrCo), Carmen Alfonso Rico (Cocoa Ventures), Sabina Wizander (Creandum) e Andreas Munk Holm (European VC) debatem no espaço Venture o fim da era de crescimento a todo custo. Enquanto isso, no palco PandaConf, François-Xavier Pierrel (JCDecaux) falará sobre como tornar os dados acessíveis ao maior número possível de pessoas, na palestra D is for Data?

No espaço Startup University, os brasileiros Felipe Matos (Abstartups), Mariana Vasconcelos (Agrosmart) e Jean Sigrist (Neon) se reúnem na palestra Brazil in focus: why is the startup ecosystem booming? para compartilhar highlights sobre o setor de inovação do país. Nessa sessão, os líderes irão debater sobre o que torna o Brasil um terreno fértil para investimentos. Além disso, irão responder por que startups globais devem considerar uma expansão no nosso território.

#Day2

No segundo dia de palestras da Web Summit 2022, sugerimos que você não deixe de acompanhar o painel Startup funding: has the bubble burst? liderado por Miguel Fernandez (Capchase) e Alisa Cohn (Forbes). Nesse bate-papo, que ocorre no espaço SaaS Monster, os palestrantes irão explicar como as startups devem lidar com a captação de capital após o fim de uma era de grandes financiamentos e investimentos.

Ao mesmo tempo, no palco DeepTech, Ciaran O’Mara (Protex AI) e David Savage apresentam a palestra How AI is transforming product development, na qual ressaltam que a Inteligência Artificial irá cumprir com a sua promessa de simplificar vidas somente quando tornar-se fácil de usar. Já no espaço Growth Summit, Shensi Ding (Merge) falará sobre como a forma que líderes se comunicam, delegam e comemoram impacta no crescimento, na produtividade e na resiliência de um time, no painel Your first product is culture.

Outra sugestão para o dia 3 de novembro é a palestra Software may be eating the world, but low-code could eat software. O encontro entre John Brisco (Coherent), Christine Spang (Nylas) e Jason Aten (Inc. Magazine) irá abordar técnicas de desenvolvimento de software mais acessíveis, que estão sendo apontadas como o mais novo fenômeno Software as a Service (SaaS).

#Day3

No último dia da Web Summit 2022, Neil Patel, um dos maiores nomes do Marketing Digital, sobe ao palco PandaConf para explicar como empresas podem se destacar em meio a concorrência, tonando-se realmente relevantes para um determinado público-alvo. Os insights que serão compartilhados prometem ajudar a obter mais tráfego, clientes e leads e, por isso, a palestra Search beyond the search: the biggest opportunity in digital marketing é imperdível.  

Já no palco Growth Summit, Ariyan Kabir (GrayMatter Robotics) compartilha uma resposta para a pergunta: Will a robot work for you? Em seguida, no mesmo palco, Gregory Constantine (Air Company) apresenta o painel Will innovation save the world? trazendo insights importantes sobre como o pensamento inovador e a criatividade podem abrir caminho para soluções climáticas duradouras.

Por fim, para encerrar a maratona de conteúdos, indicamos a palestra The metaverse and the future of the internet, na qual Naomi Gleit (Meta) discute o que o futuro nos reserva. Afinal, sairemos da internet e entraremos de vez no metaverso? Ou esses dois mundos podem coexistir lado a lado?

Onde o Mundo da Tecnologia Se Encontra

São muitas as razões para participar da Web Summit 2022: palestras incríveis e oportunidades de networking são apenas algumas delas. Este ano, os ingressos já estão esgotados, mas você pode acompanhar a conferência em tempo real no nosso Instagram: @softdesignbrasil.

Lá iremos compartilhar os melhores momentos da maior conferência de tecnologia da Europa. Para entrar no clima, que tal assistir ao trailer da edição 2022? Assim, você pode começar a absorver essa atmosfera repleta de tendências e conhecimento.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Posts relacionados

16 de abril de 2024

Estratégia de produto: tendências, insights e desafios

    Negócios Digitais
Saber mais

19 de fevereiro de 2024

Como empresas de tecnologia impulsionam a inovação

    Negócios Digitais
Saber mais

16 de janeiro de 2024

Como criar produtos digitais e evitar falhas na estratégia

    Negócios Digitais
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?