Loading Softdesign

Dicas para se inspirar: livros de TI

Bruna Leite
por Bruna em 23/04/2019
3 minutos de leitura

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro. Criada em 1995, a data foi instituída pela UNESCO como uma homenagem ao nascimento e falecimento de escritores famosos que ocorreram próximo a esse dia, como Miguel de CervantesWilliam Shakespeare e Garcilaso de La Vega.

Além de uma data comum, o Dia Mundial do Livro reforça a importância das obras literárias e a capacidade que os livros têm de nos transportar para outros cenários e ampliar nossos horizontes. Na área da tecnologia não é diferente: o meio virtual é o preferido dos profissionais da área que consomem e-books em grandes quantidades.

De qualquer forma, independente se impresso ou digital, os livros têm papel fundamental na construção e compartilhamento de conhecimento. Por isso, selecionamos alguns títulos que fundamentam os pilares do nosso negócio – design, agilidade e tecnologia – para você se inspirar nessa data. Confira!

1. The Passionate Programmer (2009)

A obra de Chad Fowler aborda como ter uma carreira notável na área desenvolvimento de software, direcioná-la para o sucesso e obter melhores resultados. Para isso, é preciso ter pensamento, intenção, ação e disposição, além de traçar estratégias e planejar seus próximos passos, demonstrando paixão em tudo o que faz.

2. Designing Interfaces: Patterns for Effective Interaction Design (2005)

Escrito por Jenifer Tidwell – que projeta e constrói interfaces de usuário desde 1991 – essa obra de UX Design fornece dicas práticas e soluções para os problemas mais comuns da área. Projetar interfaces atraentes, aprender conceitos como hierarquia visual e cores, entender padrões recomendáveis de design são alguns dos conhecimentos que você terá a oportunidade de conhecer nesse livro.

3. Implementing Lean Software Development (2006)

Com mais de 25 anos de experiência na área de desenvolvimento de software, os autores Mary e Tom Poppendieck apresentam cinco práticas ágeis para desenvolvimento de software baseadas na filosofia de gestão lean thinking. Criada pela Toyota na década de 80, a lean thinking tem como objetivo tornar os processos de produção mais eficientes e ágeis em relação ao modelo tradicional.